Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O IMPORTANTE É ERRAR!
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação da aprendizagem;
ENADE;
Padrão de erro conceitual

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Elubian de Moraes Sanchez
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGCC - Controladoria e Contabilidade
2 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

O aprendizado é o resultado desejado do processo educacional. Quando um aluno é exposto a determinadas experiências de ensino e oportunidades de aprendizagem de vários conhecimentos durante um período e, ao final de todo o processo, não aprender sequer os conhecimentos mínimos ou conceitos fundamentais daquele curso é um exemplo de não aprendizado. O não aprendizado dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis pode ser deduzido pelo baixo índice de aprovação em todas as edições do Exame de Suficiência, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Aprofundar o entendimento dos erros cometidos pelos egressos, com o intuito de classificá-los e verificar se são padrões de erros conceituais em Contabilidade, buscando evidências de que eles ocorrem com frequência, intensidade, recorrência e persistência.
Douta ignorância de Nicola De Cusa; Teoria do erro de James Reason; Bloom et al sobre os tipos de avaliação.
A base de dados da pesquisa são os relatórios disponíveis do ENADE, exame nacional aplicado em larga escala para concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Foi feita uma análise minuciosa das questões que tiveram uma concentração de escolha pelos avaliados em uma das alternativas erradas. Essas questões foram combinamos com a percepção dos professores entrevistados e com a validação de professores especialistas. Foram selecionadas quinze questões que possuem padrões de erros conceituais.
O resultado é um forte indício da existência de um padrão de erro conceitual, que é a confusão entre os conceitos de regime de caixa e de competência e padrão de erro relacionado ao raciocínio matemático.
Importância de analisar o erro nas avaliações de aprendizagem para identificar os possíveis padrões de erros conceituais. Esta é apenas a primeira etapa, pois tais erros atrapalham a aprendizagem (visto que ingressantes e concluintes erram as mesmas questões) e, uma vez identificados necessitam de tratamento.
Bloom, B. S.; Engelhart, M. D.; Furst, E.J. (Org). Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. Guendelman, C. K.. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Reason, J. T. Human error. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. Silva, E. M. D. A virtude do erro: uma visão construtiva da avaliação. Estudos em Avaliação educational V. 19, n. 39, jan/abr 2008.