Resumo

Título do Artigo

TEM AÇÃO NESSA PESQUISA? A PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA QUALITATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pesquisa qualitativa
Estratégia de pesquisa
Pesquisa-ação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Thalita Silva Calíope
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - José Glauber Cavalcante dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Jose de Paula Barros Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Centro de Tecnologia

Reumo

Percebe-se, nas ciências sociais, uma migração para o método qualitativo feito por diversas áreas do conhecimento, porque superaram-se as barreiras da legitimidade e há algum consenso sobre a pesquisa qualitativa. Assim, os métodos qualitativos vêm sendo cada vez mais utilizados como estratégia de investigação. Como pesquisa qualitativa, a pesquisa-ação naturalmente detém suas origens similares àquele polo metodológico. Porém, a pesquisa-ação tem identidade demarcada pela ruptura com modelos pré-concebidos, no campo de estudos quantitativos, mas também no âmbito das investigações qualitativas.
Este trabalho tem como objetivo a descrição e a discussão dos principais pontos referentes à consecução da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa para o campo da administração. Traça-se panorama que revela desde a origem da pesquisa-ação, passando pelos propósitos, limitações, planejamento e aplicação, inclusive seu diálogo com outros “métodos” qualitativos.
A pesquisa-ação provém das ciências sociais, porém é empregada em diversos campos de estudo (BALDISSERA, 2001), quiçá pelo diálogo entre teoria e prática, incorporando-se a ação em sua dimensão constitutiva e concedendo relevância ao processo de investigação (MIRANDA; RESENDE 2006). Dito isso, faz sentido a colocação de Franco (2005) ao firmar que a pesquisa-ação é empregada de distintas formas ou a partir de diversas intencionalidades, compondo vasto mosaico de abordagens teórico-metodológicas e instigando pesquisadores a refletir sobre a essência epistemológica e as possibilidades de práxis.
Para o levantamento de artigos para o estudo bibliométrico, incialmente, buscou-se os termos “pesquisa-ação” e “action research” nas bases de dados SciELO e SPELL, contudo os resultados foram limitados e não se mostraram condizentes com a realidade da pesquisa-ação brasileira em Administração e Contabilidade. Por isso, em segundo momento, foram escolhidas revistas brasileiras das áreas citadas dos extratos, estabelecidos pela CAPES, A2, B1 e B2. Assim, pesquisou-se os termos “pesquisa-ação” e “action research” (também entre aspas) em todos os campos nas revistas escolhidas.
Foram identificados 54 trabalhos nos últimos 27 anos. A pesquisa-ação é a estratégia central dos estudos, mas se sabe que não necessariamente houve aplicação dessa estratégia. Faz-se necessário expor ainda que a pesquisa-ação pode ser combinada com outras possibilidades de investigação. São citadas no levantamento realizado a abordagem com estudo de caso, a de maior frequência, grounded theory, pesquisa experimental e emancipatória, menos frequentes. Com relação aos dados, dos 40 artigos, 32 apresentaram como os dados foram coletados, mas 4 não indicam como os dados foram analisados.
Embora existam características muito marcantes da pesquisa-ação como a necessidade do envolvimento do pesquisador na resolução de um problema e com os demais participantes do projeto e a implementação e a manutenção de uma mudança, ainda existe muita confusão sobre o que de fato é pesquisa-ação. Tal situação é decorrente da falta de conhecimento dos atributos deste tipo de pesquisa e, também, do número reduzido de trabalhos, sendo, consequentemente, pouco difundida na academia.
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, v. 7, n. 2, p. 5-25, 2001. COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 220-240, 2002. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. V. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.