Resumo

Título do Artigo

A CONFIANÇA E O COMPROMETIMENTO COMO CATALIZADORES DA EVOLUÇÃO DAS REDES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Confiança
Comprometimento
Redes

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianópolis
2 - Anne Carolina Tonon Seneme Casarin
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianopolis
3 - DENIS LUIZ DE CASTRO COSTA
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - indianópolis
4 - Aline Ramos de Lima
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
5 - Ernesto Michelangelo Giglio
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Nas últimas décadas o tema de redes ganhou notoriedade na produção acadêmica, com estudos sobre as variáveis racionais, econômicas, sociais e institucionais que buscam entender o desenvolvimento, a formação, a manutenção das redes, as relações entre os atores e a configuração, ou os estados dinâmicos das redes.
O problema de pesquisa consiste em verificar se a confiança e o comprometimento são os catalizadores da evolução das redes. Considerando a importância de relações sociais nas redes, o trabalho tem como objetivo sustentar a proposição que as categorias sociais confiança e comprometimento são os catalisadores da evolução das redes, incluindo as redes de negócios.
O fundamento teórico utiliza as afirmativas da sociedade em rede, da ação coletiva e do embeddedness, que colocam as relações sociais como categorias intrinsicamente relacionadas com as variáveis de decisões técnicas, ou de negócios.
Tratando-se de uma proposição, com argumentos lógicos e sem pesquisa de campo, adota-se uma abordagem metodológica descritiva, com a seleção dos argumentos de sustentação da afirmativa e indutiva, com a seleção de artigos publicados com resultados convergentes na linha da afirmativa.
A contribuição teórica esperada consiste em valorizar e sustentar as categorias sociais confiança e comprometimento como base para a evolução das redes, com a distinção entre motivos e bases; e a contribuição metodológica é apresentar um desenho de pesquisa e indicadores de confiança, comprometimento e desenvolvimento, para serem testados na sua aplicabilidade.
O artigo argumenta a favor da afirmativa que as categorias sociais de confiança e de comprometimento são catalisadores da evolução das redes, isto é, sua presença possibilita e acelera os processos e ações na busca dos resultados. A proposta se diferencia do que se encontra predominantemente na produção acadêmica, que coloca as categorias como antecedentes, ou consequentes das ações coletivas.
ANDERSON, J. C., HAKANSSON, H., JOHANSON, J. Dyadic Business Relationships within a Business Network Context. Journal of Marketing, v.58, n.4, p.1-15, 1994. CASTELLS, M. A sociedade em rede. v.1, São Paulo: Paz e Terra, 1999 GRANDORI, A.; SODA, G.; Inter-firm networks: Antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, v.16, n.2, p.183-214; 1995. GRANOVETTER, M. Economic Action and Social Structure: A Theory of Embeddedness. American Journal of Sociology, v.91, n.3, p.481-510, 1985.