Resumo

Título do Artigo

Relação entre confiança, comprometimento e desempenho em redes interorganizacionais
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Palavras Chave

Redes.
Confiança e Comprometimento.
Desempenho em redes.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Thaís Helena Vieira Lobo
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianópolis
2 - Alejandro Lynn Pereira Ramirez
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Bacelar
3 - Renato Telles
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo - Higienópolis

Reumo

O presente artigo propõe o desenvolvimento de uma linha teórica sustentável de associação entre as categorias sociais confiança e comprometimento e o desempenho de organizações participantes das redes interorganizacionais; a combinação do desempenho individual das organizações reflete os benefícios para a rede de negócios em que as empresas estão inseridas.
Aceitando-se que existe a relação entre confiança, comprometimento e desempenho de redes e que o estágio evolutivo de confiança associa-se positivamente ao estágio evolutivo de comprometimento e ambos se associam ao desempenho da rede. Diante disso, o objetivo é compreender a relação entre confiança, comprometimento e desempenho nas redes interorganizacionais.
Paradigma da Sociedade em Redes: Granovetter (1985); Nohria; Eccles (1992); Uzzi (1997) e Castells (1999). Paradigma Social: Polanyi; Arensberg; Pearson (1957); Granovetter (1985); Morgan; Hunt (1994). Paradigma Racional Econômico: Pfeffer; Salancik (1978); Williamson (1981); Axelrod (1984); Clemen (1996).
A análise para este ensaio teórico foi conduzida considerando a perspectiva de redes de negócios conforme paradigma da sociedade em redes (NOHRIA; ECCLES, 1992; CASTELLS, 1999). A perspectiva de redes, leva ao estabelecimento de relações presentes entre os elementos estruturantes das duas perspectivas: social por meio das categorias sociais confiança e comprometimento; e racional econômica para relacionar o desempenho da rede, como uma composição do desempenho das organizações de uma rede.
O fenômeno de redes pode ser explicado por diferentes paradigmas, partindo-se do social, confiança e comprometimento estão presentes nas investigações e quanto ao paradigma racional econômico, este relaciona-se às vantagens de custos obtidos pelas empresas por estarem conectadas a rede (GIGLIO; HERNANDES, 2012). Diante das publicações analisadas, os artigos mencionados relacionam a manifestação das categorias sociais com o desempenho das organizações participantes da rede.
A proposta integradora dos três constructos, entende-se que o nível de confiança entre organizações em uma rede, associa-se positivamente ao nível de comprometimento entre essas organizações, entendido como o grau de subordinação de objetivos individuais imediatos em relação aos objetivos coletivos; a evolução dessas duas categorias sociais manifestada em uma rede potencializa a expansão do desempenho dessa rede, entendido como composição dos resultados das organizações participantes.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. GRANOVETTER, M. Economic Action and Social Structure: A Theory of Embeddedness. American Journal of Sociology, v. 91, n. 3 pp. 481-510, 1985. MORGAN, R. M.; HUNT, S. D. Theory of Relationship Marketing. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, pp. 20–38, 1994. NOHRIA, N.; ECCLES, R. Networks and Organizations: structure, form, and action. Boston: Harvard Business School Press, 1992.