Resumo

Título do Artigo

Fluxo Informacional na Gestão Escolar: Como a Gestão Participativa pode Otimizar a Tomada de Decisão
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão escolar
Fluxo informacional
Tomada de decisão

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Tatianna Lacerda Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Sílvio Luiz de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciência da Informação / Campus Recife/PE
3 - Brunna Carvalho Almeida Granja
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife/PE
4 - Celly de Brito Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife/PE

Reumo

O tema proposto para este trabalho levanta discussões de como a gestão de Escolas Municipais pode atuar e modificar o gerenciamento de informações e crescimento participativo de funcionários e da própria comunidade, através dos projetos de melhoria na qualidade do ensino, pelo qual todas as partes que compõem a escola participam, discutem, deliberam, encaminham e, por vezes, resolvem ações voltadas ao desenvolvimento da educação, baseando-se no respeito às decisões da comunidade escolar.
Apesar da gestão escolar oportunizar a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, são muitos os obstáculos que surgem. Espera-se que este trabalho auxilie os profissionais que atuam na área e os interessados em concretizar os mecanismos de democratização da educação, assim, tem como objetivo analisar a gestão participativa no ambiente educacional por meio do processo de tomada de decisão a partir dos fluxos informacionais em uma Escola Municipal na cidade do Recife/PE.
São discutidas as categorias analíticas relacionadas ao problema de pesquisa e que foram considerados para a definição dos objetivos: tópicos relacionados à gestão escolar, onde poderá ser percebida a gestão participativa através de um exemplo de uma atividade da política pública educacional brasileira e gestão democrática que estabelecem uma relação de sinonímia num contexto regional municipal, correlacionando com tomada de decisão e ciência da informação com os fluxos informacionais.
De abordagem qualitativa, classifica-se como exploratória/descritiva. Quanto aos fins como estudo de caso único, realizado em uma escola municipal da cidade do Recife/PE. Para a coleta dos dados utilizou-se de entrevista, seguida de aplicação de questionários com a direção, alunos, pais e professores. A análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, categorizando os achados de acordo com sua similaridade para alcance dos objetivos definidos para a pesquisa.
Inicia com a identificação do entendimento de gestão participativa pelos atores pesquisados, mapeando os mecanismos de participação na escola. Identifica-se as decisões programadas tomadas pela direção da escola e pelos atores sociais (alunos, professores, pais e direção). Mapeando o fluxo informacional de uma decisão escolhida para análise. Por fim verifica-se pela perspectiva dos atores envolvidos no processo como a gestão participativa beneficia a tomada de decisão por parte da direção.
A partir da análise teórica, foi realizado um estudo com base nos arquivos disponíveis na escola para análise dos fluxos informacionais, partindo de uma atividade escolhida para aprofundamento: "PROJETO VOLTEI", visando identificar como ocorrem os fluxos informacionais e de que forma facilitam a tomada de decisão do gestor, o estudo conclui que a gestão participativa na escola é uma via de concretização da democracia na qual a sociedade está imersa.
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 2001. LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 8ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 1991. VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.