Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA REFERENTE AO TEMA ‘TRAGÉDIA DOS COMUNS’
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cienciometria
Tragédia dos Comuns
Publicação Científica

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Cristiane Matos da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Nova Andradina
2 - Gemael Chaebo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Nova Andradina
3 - Vítor Cardoso da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Nova Andradina

Reumo

Por tragédia dos comuns entende-se aqui a situação em que os interesses individuais vão de encontro com os interesses comuns quando se trata do uso de recursos finitos, ou seja, cada indivíduo tentará obter vantagens a mais sobre os demais indivíduos que usufruem do mesmo recurso, causando então o que Hardin (1968) considera uma “tragédia”. A temática se mostra importante devido à relevância com que questões ambientais são tratadas atualmente.
É necessário compreender melhor o modo com que se utiliza e partilha de bens comuns (VEIGA, 2014). Dalfovo, Lana e Silveira (2008) entendem que uma maneira de melhor compreender um determinado fenômeno seria através de pesquisas científicas. O problema de pesquisa deste trabalho é: quais são as tendências envolvendo as publicações sobre o tema Tragédia dos Comuns? Como consequência da problemática, o objetivo desta pesquisa é avaliar a produção científica envolvendo o tema Tragédia dos Comuns.
Hardin (1968) relata em seu artigo como a comunidade utiliza bens comuns - terras, oceanos, florestas e o ar - de forma a não se importarem com as consequências e/ou não querer se responsabilizar, pois o custo dos danos que causam ao ambiente comum é inferior ao custo de reparar ou minimizar os danos causados. O fenômeno observado na tragédia dos comuns demonstra que em uma situação em que há um recurso renovável comum a um grupo, o mesmo tende a fazer uma utilização sem restrições.
Foi adotada a Cienciometria para o alcance do objetivo proposto, utilizando a base de dados ISI Web of Science para o levantamento dos artigos sobre o tema. As publicações foram analisadas de acordo com as seguintes características: (i) quantidade de publicações por ano; (ii) país de vínculo acadêmico dos autores; (iii) caráter da pesquisa, se teórica ou empírica; (iv) quantidade de artigos publicados por periódico; (v) periódicos com maior fator de impacto; (vi) artigos mais citados.
Os principais resultados apontam que: (i) foram publicados 142 artigos entre 1979 e 2015; (ii) os EUA se destacam como o país com maior número de autores vinculados; (iii) 12,68% (18 artigos) são de caráter empírico, enquanto 87,32% (124 artigos) são de caráter teórico; (iv) o periódico Sustainability foi o que mais publicou sobre o tema, com seis artigos identificados; (v)...; (vi) o artigo Reputation helps solve the 'tragedy of the commons' foi o mais citado dentre os filtrados pela pesquisa.
Os pesquisadores que decidirem seguir essa área de investigação têm através desse artigo uma compreensão do quadro geral que envolve a temática, o que lhes permitirá desenvolver seus próprios estudos com maior consciência das dificuldades ainda a serem enfrentadas, bem como justificar adequadamente as lacunas a serem preenchidas.
HARDIN, G. The tragedy of the commons. Science, v. 162, p. 1.243-1.248, 1968. MACÍAS-CHAPULA, C. A. Papel de la informetría y de la cienciometría y su perspectiva nacional e internacional. Acimed, v. 9, n. 4, p. 35-41, 2001. MILINSKI, M.; SEMMANN, D.; KRAMBECK, H. J. Reputation helps solve the ‘tragedy of the commons’. Nature, v. 415, 2002. VEIGA, J. E. O âmago da sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 28, n. 82, p. 7-23, 2014.