Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA ‘DESIGN SCIENCE RESEARCH’ NA ÁREA DE GESTÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Design Science Research
Gestão
Revisão Sistemática de Literatura

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - MARLENE MEDEIROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Aline Soares Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Anatalia Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Pesquisas acadêmicas no campo da gestão, têm tido pouco impacto para o mundo organizacional (AGUINIS et al., 2014; VAN AKEN, 2004). Apesar das possibilidades de aplicação da Design Science Reserch (DSR) na gestão, essa metodologia é pouco explorada nessa área, que tem voltado grande parte de seus estudos na análise e descrição dos fenômenos (DENYER; TRANFIELD; VAN AKEN, 2008). No entanto, os trabalhos de McLaren et al. (2011) e Rocha et al. (2015) mostram a aplicação prática em organizações, de modelos desenvolvidos com a metodologia DSR para a área de gestão.
O presente estudo adota a metodologia de revisão sistemática de literatura para mapear os artigos mais relevantes acerca de DSR no campo da gestão/administração, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: como a pesquisa em DSR tem se apresentado na área de gestão?. Para responder essa questão, objetiva-se identificar: os focos que têm sido abordados utilizando DSR na área de gestão, que tipos de pesquisa e abordagem tem sido mais utilizada, quais os autores têm se destacado e como se dá rede de citação entre eles.
O paradigma da Design Science (DS) foi defendido por Simon (1997), justificado pela necessidade de se ter uma ciência prescritiva rigorosa, capaz de alcançar seus objetivos. Pesquisas prescritivas necessitam de um arcabouço metodológico rigoroso e confiável, para que sejam aceitas na comunidade acadêmica como conhecimento científico. A Design Science Research (DSR) é a metodologia que operacionaliza o paradigma da DS, com o objetivo de desenvolver artefatos úteis para resolução de problemas reais (HEVNER et al., 2004; DENYER; TRANFIELD; VAN AKEN, 2008).
O presente estudo utiliza a metodologia de revisão sistemática de literatura. Os artigos analisados foram coletados da base das principais coleções da Web of Science. A escolha por esta base se deu por dois motivos: a diversidade e qualidade dos periódicos vinculados a mesma, o que garante uma maior relevância dos artigos; e a posterior analise da rede de citação dos autores dos artigos selecionados, por meio do software CitNetExplorer, que restringe a análise a artigos provenientes desta base. Procedimentos de busca e descritores foram utilizados afim de selecionar os artigos dentro do escopo
As publicações iniciaram em 2004, mas foi a partir de 2011 que estas tem um aumento significativo.Os três estudos de maior impacto foram os de Hevner et al. (2004) com 1662 citações; Gregor e Hevner (2013) com 83 citações e Denyer e Tranfield e Van Aken (2008) com 82 citações. A abordagem qualitativa é utilizada em 85% dos estudos. Os artefatos resultantes de 40% dos estudos é um modelo teórico. A análise da rede de citação dos 27 artigos, identificou três estudos que serviram de base para as pesquisas em DSR: Van Aken (2004), March e Smith (1995) e Peffers et al. (2007).
Das 27 publicações, apenas 6 são aplicações voltadas para administração, demonstrando que a metodologia DSR, ainda é embrionária nessa área. Apesar do pequeno número de estudos, esses têm sido aceitos em periódicos conceituados. 30% desses estudos foram publicados em revistas com fator de alto impacto. A área que prevalece nesses estudos é a de gestão da informação e sistemas de informação. Identifica-se a importância da utilização da DSR para intensificar a relevância dos estudos na área de administração à medida que aproxima a academia, dos problemas organizacionais.
GREGOR, S.; HEVNER, A. R. Positioning and presenting Design Science Research for maximum impact. MIS Quarterly, v. 37, n. 2, p. 337+, jun. 2013. MCLAREN, T. S. et al. A Multilevel Model for Measuring Fit Between a Firm’s Competitive Strategies and Information Systems Capabilities. MIS Quarterly, v. 35, n. 4, p. 909–929, 2011. ROCHA, R. dos S. et al. Dynamic product line for Business Process Management. Business Process Management Journal, v. 21, n. 6, p. 1224–1256, 2015.