Resumo

Título do Artigo

REBOBINANDO O MOTOR: um caso sobre ambidestria organizacional

Palavras Chave

Ambidestria
Exploração
Explotação

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Aline Castro Jansen
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
2 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA

Reumo

O caso inicia na trajetória acadêmica/pessoal de José, narrando também as suas experiências profissionais. Na sequencia, relata-se o processo de abertura do negócio especializado em uma marca multinacional de ferramentas elétricas e apontam-se os desafios que o personagem precisou enfrentar na formulação de suas estratégias, além de trazer alguns dilemas para reflexão e debate sobre a ambidestria e as dimensões exploração/explotação à luz do contexto gerencial.
Contextualizar a realidade empresarial de um setor específico com suas particularidades (generalista/especialista). Demonstrar diferenças entre os perfis de tomadores de decisões. Apresentar o conceito de ambidestria organizacional a partir da realidade empresarial. Discutir as tomadas de decisões de exploração e/ou explotação de produtos ou serviços em um contexto de pequena empresa. Refletir sobre a necessidade de um balanceamento entre as ações de criação e melhoria.
Os dados para a construção do caso foram coletados através de entrevistas com os gestores da assistência técnica, em especial com o aqui nominado de José, documentos gerenciais da empresa, observação direta através de visitas presenciais ao longo de três anos, e ainda, relatórios fornecidos pela representada. Ressalta-se, ainda, que um dos autores participou ativamente da empresa, desenvolvendo atividades laborais na mesma, o que favoreceu o acesso aos personagens e contexto organizacional.
Acredita-se que a temática possua maior aderência com as disciplinas que versem sobre estratégia, planejamento estratégico, empreendedorismo, marketing, gestão da inovação, administração de micro e pequenas empresas, tópicos contemporâneos em administração, entre outras similares. O caso também poderá ser utilizado em cursos de extensão, de níveis de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, desde que reconhecida à importância de conhecimentos basilares sobre organizações e gestão.
DUNCAN, R. B. The ambidextrous organization: Designing dual structures for innovation. The management of organization, v. 1, p. 167-188, 1974. MARCH, J. G. Exploration and exploitation in organizational learning. Organization Science, n. 2, p. 71-87, 1991. SILVEIRA-MARTINS, E.; ROSSETTO, C. R. Ambidestria organizacional – exploração e explotação: um estudo bibliométrico nas bases de dados internacionais. Revista Gestão Organizacional, v. 7, n. 2, 15-29, 2014.