Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ADOTADAS NO SETOR PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM A INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Gestão do conhecimento
Inovação
Setor público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Humberto Rodrigues Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Amdinistração
2 - Priscila Luiz Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Marcello Diogo Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras MG
4 - Marina Nascimento Evangelista
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
5 - Andre Grutzmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação

Reumo

A capacidade de inovar de uma organização está atrelada ao conhecimento que a mesma possui, desde a concepção, implementação e manutenção de suas estruturas de gestão do conhecimento (NOWACKI; BACHNIK, 2015), ou seja, as inovações são o pré-requisito de criação de conhecimento e a essência da gestão do conhecimento (XIE et al. 2015). Entretanto os serviços públicos carecem de informações mais organizadas e de sistemas de gestão do conhecimento (PROKOPIADOU; PAPATHEODOROU; MOSCHOPOULOS, 2004).
O estudo tem a seguinte questão de pesquisa: quais as práticas relacionadas à gestão do conhecimento utilizadas pelas organizações públicas como forma de inovar seus modelos de gestão? Com base nesse problema de pesquisa, o objetivo deste artigo é analisar quais as práticas utilizadas pelas organizações públicas, relacionadas à gestão do conhecimento, que influenciam na inovação dos sistemas de conhecimento das organizações públicas no período de 2005 a 2015, através de uma revisão sistemática.
Abordou-se primeiramente o tema de gestão do conhecimento no setor público, dado que dentro do escopo da gestão do conhecimento, o setor público se constitui em um importante e específico campo de pesquisa (MASSARO; DUMAY; GARLATTI, 2015). Posteriormente, debateu-se sobre o interesse em como incentivar a inovação no setor público, a fim de melhorar a produtividade, a eficiência da prestação de serviços e a qualidade dos serviços públicos (ARUNDEL; CASALI; HOLLANDERS, 2015; ARUNDEL; HUBER, 2013).
O método para a pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática, em que a estratégia de busca utilizada contempla as seguintes palavras-chave “knowledge management”, “innovation” e “public sector”, aplicadas em cinco bases teóricas internacionais, sendo estas Web of Science; Science Direct; Wiley Online Library; Scopus; e Emerald. Foram recuperados inicialmente 50 artigos, que após um refinamento resultou em um total de 34 artigos, que foram gerenciados com auxílio dos softwares EndNote e Nvivo.
Blibliometricamente, identificou-se a evolução das publicações na área, a quantidade de autores por artigo, as revistas que mais publicam na área, as palavras-chave mais utilizadas, entre outros. Posteriormente, analisou-se algumas práticas utilizadas, concontrando, para tanto, parcerias público-privada, inovação aberta, crowd-sourcing, capital Intelectual, entre outros, além de algumas ferramentas identificadas.
A proposta do artigo foi identificar práticas utilizadas pelas organizações públicas, relacionadas à gestão do conhecimento, que corroborem no aperfeiçoamento de inovações desses tipos de organizações. O número de artigos que resultou da busca nas bases científicas denota que esta ainda é uma área de pesquisa pequena e que se encontra em desenvolvimento, possuindo ainda lacunas para futuras pesquisas, porém, foi possível identificar as práticas utilizadas e analisar o panorama geral.
ARUNDEL, Anthony; CASALI, Luca; HOLLANDERS, Hugo. How European public sector agencies innovate: The use of bottom-up, policy-dependent and knowledge-scanning innovation methods. Research Policy, v. 44, n. 7, p. 1271-1282, 2015. MASSARO, Maurizio; DUMAY, John; GARLATTI, Andrea. Public sector knowledge management: a structured literature review. Journal of Knowledge Management, v. 19, n. 3, p. 530-558, 2015. WINDRUM, P. Innovation and entrepreneurship in public services. Innovation in public sector services: entrepreneurship, creativity and management, p. 3-22, 2008.