Resumo

Título do Artigo

FUNDAÇÕES DE APOIO: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE DOCENTES PARANAENSES
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Palavras Chave

Fundação de Apoio
Produção Acadêmica
Docentes

Área

Administração Pública

Tema

Organizações do Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - ALBINO JOÃO DELAY
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CAMPUS JARDIM BOTÂNICO
2 - VICENTE PACHECO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba Pr
3 - Christian Luiz da Silva
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
4 - EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

As Fundações de Apoio criadas com objetivo de apoiar a projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional, cientifico e tecnológico, se bem administradas, podem contribuir para realização do compromisso da responsabilidade social universitária. De outro lado, a pesquisa acadêmica, como uma das maiores ferramentas de desenvolvimento de uma sociedade, utilizada para a busca do questionamento que a população julga fundamentais para o convívio em grupo.
O crescimento da educação trouxe novas relações e condições de trabalho para o professor. Diante deste cenário, este estudo visa investigar qual a percepção dos docentes acerca da participação das Fundações de Apoio na produção acadêmica. Deste modo, o escopo principal é verificar a percepção dos docentes sobre a participação de quatro Fundações de Apoio de instituições educacionais públicas paranaenses na produção acadêmica.
A Lei das Fundações de Apoio nº. 8.958/94 estabelece que todas as Fundações de direito privado são aquelas que tem como finalidades o apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão. Bettiol Júnior (2005) caracteriza o termo apoio como a transferência de tecnologia, intermediação entre universidades e empresas com o intuito de auxiliar as instituições de ensino a cumprir seus objetivos. Já Paes (2003) entende como a busca de recursos escassos por restrições e que requer uma gestão ágil e flexíve
Trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva e exploratória, que empregou técnicas da estatística descritiva e a correlação de Spearman. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, dividido em 3 blocos relacionados a projetos de pesquisa, desmotivação dos docentes, governança corporativa e produção acadêmica. O questionário foi aplicado 144 docentes de graduação e pós-graduação de quatro IES no período de 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016.
Os achados apontam que 52,08% dos respondentes nunca solicitaram apoio de uma Fundação. A burocracia, a especificidade dos editais e a alegação por parte da Fundação de falta de recursos foram apontados como fatores para este índice. As pesquisas apoiadas pelas Fundações, na percepção dos docentes, não aumentam a veiculação na mídia nem levam a um maior comprometimento com a pesquisa. Os docentes não consideram a falta de incentivo por parte da coordenação/departamento para submeter projetos de
O estudo mostrou que há uma grande barreira e um conceito equivocado por parte dos docentes do papel da Fundação de Apoio. Por outro lado, esta na visão dos docentes, pouco faz para tornar-se mais presente neste cenário. Deste modo, evidenciou-se a imagem que as Fundações de apoio têm perante a classe de docentes. Muitos docentes sabem de sua existência, mais uma parcela mínima recorre as Fundações para viabilizar seus projetos de pesquisa, o que nada mais é do que o objetivo a que se propõem.
BETTIOL JR., A. Formação e destinação do resultado em entidades do terceiro setor: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. PAES, J. E. S. Fundações, associações e entidades de interesse social: aspectos jurídicos, administrativos, contábeis, trabalhistas e tributários. 6a. ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2003.