Resumo

Título do Artigo

A PERSPECTIVA DA COMPETÊNCIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: um estudo bibliométrico
Abrir Arquivo

Palavras Chave

COMPETÊNCIA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Cristina Lourenço Ubeda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) - Curso de Administração
2 - Paula Vilela Jacob Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba

Reumo

Para lidar com uma maior complexidade de fatores humanos decisivos para o resultado organizacional, os instrumentos de gestão estratégica de pessoas podem ser aplicados a fim de proporcionar integração entre pensamento estratégico e desenvolvimento profissional.
O objetivo do artigo é identificar os desafios para a inserção da perspectiva da competência na gestão estratégica de pessoas em organizações publicas. A partir do estudo bibliométrico de alguns assuntos correlatos à competência e inseridos na área de gestão estratégica de pessoas, é apresentada a frequência das publicações nos referidos assuntos.
A partir da década de 90, o tema competência entra para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associado a diferentes instâncias de compreensão - do indivíduo e da organização. A gestão de competências integrada ao planejamento estratégico da organização permite o fornecimento de informações para sistemas e processos de trabalho nas organizações públicas. Logo, verifica-se a pertinência deste estudo tendo em vista a determinação legal do Decreto 5707/2006.
Esta pesquisa apresenta um estudo exploratório a fim de manter uma maior familiaridade com o problema da pesquisa e aprimorar ideias, e bibliográfico por ser desenvolvido com base em material já elaborado. A partir da perspectiva quantitativa, o método do estudo bibliométrico é utilizado para sistematizar a literatura acadêmica e para mapear indicadores de conhecimento cientifico. A análise dos dados envolve a definição de fatores e a classificação temática a fim de tratar os dados coletados.
Realiza-se de um levantamento de periódicos científicos estratificados no Qualis para análise de conteúdo a partir de alguns assuntos previamente definidos. Foram considerados periódicos com Qualis estratificados entre A1 e B3 e com ano de publicação entre 2002 e 2015. Para análise, os assuntos definidos são: Gestão do conhecimento, Remuneração e Carreira, Gestão de competência, Treinamento e Clima Organizacional.
Com este levantamento, confirmam-se os desafios para o entendimento e a aplicação da perspectiva da competência na organização pública. Apesar de muitos assuntos correlatos à competência, faz-se necessário o estudo aprofundado das ferramentas de gestão que podem ser utilizadas nas organizações públicas.
BERGUE, S. T. Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Atlas, 2014. DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2004. TORRACO, R. J. Writing integrative literature reviews: guidelines and examples. Human Resource Development Review. v. 4, n.5, p. 356-367, 2005. WRIGHT, B. E. The science of public administration: problems, presumptions, progress and possibilities. Public Administration Review. 75, 6, 2015.