Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: uma análise bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais
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Palavras Chave

orientação empreendedora
bibliométrica
comportamento

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Bruno Ribas Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - FAT
2 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA

Reumo

A temática orientação empreendedora desperta o interesse de cientistas no sentindo de entender como as mesmas influenciam os processos/resultados organizacionais. Assim, diferentes análises e associações têm sido contempladas considerando a orientação empreendedora, privilegiando uma visão multifacetada do construto, gerando espaço e atenção das nas agendas de pesquisa.
A fonte motivadora para o desenvolvimento da presente pesquisa está alicerçada no seguinte problema: qual o estado da arte da produção acadêmica sobre o construto orientação empreendedora? Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é mapear as publicações científicas sobre orientação empreendedora publicadas nos periódicos nacionais e internacionais no período de 2003 a 2015, descrevendo as principais características no campo do construto e seus relacionamentos.
De acordo com Lumpkin e Dess (1996) a orientação empreendedora (OE) reporta-se aos métodos, práticas e estilo de tomada de decisão gerencial empregados para agir de maneira empreendedora, permitindo que diferentes oportunidades de negócios sejam criadas com êxito de forma intencional, envolvendo atitudes de pessoas centrais em um processo dinâmico. Miller (1983) reconhece a importância do líder, porém acrescenta o papel da estrutura organizacional e a importância da construção estratégica.
A metodologia utilizada valeu-se da técnica da bibliometria. Foram coletadas informações em periódicos nacionais e internacionais considerando: i) descritores: orientação empreendedora, entrepreneurial orientation, orientación emprendedora; ii) estrato qualis A1├┤ B2 e fator de impacto; iii) bases de dados: Ebscohot, Periódicos Capes, ProQuest e Spell. A amostra inicial foi composta por 350 artigos que após os filtros metodológicos resultou em 112 artigos compreendendo 2003 a 2015.
Os resultados demonstraram que: i) 69,64% das publicações ocorreram entre 2011 e 2015, demonstrando o interesse atual da temática; ii) considerando a origem dos pesquisadores, o Brasil é identificado em terceiro com 12%; iii) o Entrepreneurship Theory and Practice é o periódico com maior número de publicações; iv) o pesquisador com maior número de parceirias é William Wales; v) o autor mais citado é Covin, no entanto, o trabalho mais citado é de Lumpkin e Dess.
Conclui-se que o interesse pela temática esta ganhando força nos últimos anos, reforçando a importância da necessidade de entendimento da orientação do tomador de decisões. Sendo que as dimensões mais utilizadas, em conjunto, nas pesquisas foram: inovação, proatividade e assunção de riscos – em 77 pesquisas (68,75%) – conforme preconizado por Miller (1983). Com relação aos setores estudados, em geral, têm sido desenvolvidas pesquisas com foco em empresas de diferentes segmentos.
COVIN, J.G.; SLEVIN, D.P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship: Theory & Practice, United States, v.16, n.1, p.7-25, 1991. LUMPKIN, G. T; DESS, G. G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academy of Management Review, v. 21, p. 135-172, 1996. MILLER, D. Miller (1983) revisited: a reflection on EO research and some suggestions for the future. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 5, p. 873-894, 2011.