A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Renata de Souza Prado UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA -USP
2 - LILIANE SARTORIO AYALA Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Marcelo Caldeira Pedroso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
Reumo
Sarasvathy propõe uma nova visão do processo empreendedor. Nos modelos tradicionais e clássicos, parte-se de uma possível oportunidade, avança-se para a avaliação desta oportunidade, planejamento, reunião dos recursos para, posteriormente, a execução. Já nessa nova visão, propõe-se que muitos negócios são constituídos a partir dos recursos existentes, e das oportunidades e contingências pontuais que venham a se apresentar no meio do processo. A autora chamou essa nova visão de effectuation.
Há uma escassez de trabalhos que exploram o uso da abordagem effectuation com empreendedores brasileiros. Este trabalho buscou responder às seguintes perguntas de pesquisa: “Como se dá o processo de tomada de decisão estratégicas dos empreendedores? Esse processo atende ao conceito da abordagem effectuation proposto por Sarasvathy? Em que extensão?”. Para isso, o objetivo principal deste estudo foi avaliar o processo de tomada de decisão estratégica dos empreendedores no contexto brasileiro.
De acordo com a teoria effectuation, o empreendedor faz parte do contexto em que suas decisões são tomadas, ele não é independente, ele é parte de um ambiente dinâmico, envolvendo múltiplas decisões. Esta lógica é uma ferramenta para a resolução de problemas quando o futuro é imprevisível e os objetivos não são claros. É possível relacionar a influência de quatro teorias na construção da teoria effectuation: Escola Estratégica de Aprendizado, Incrementalismo Lógico e Visão Baseada nos Recursos.
Para atingir o objetivo do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada para analisar as transcrições das entrevistas foi a análise de discurso. Através de uma amostra de conveniência, foram entrevistados 10 profissionais, buscando-se por indivíduos adultos de ambos os sexos, que atuem como empreendedores de seus próprios negócios por pelo menos um ano.
Após a realização das entrevistas com as perguntas pertinentes à teoria, estas foram transcritas e, em seguida, foi feita uma leitura cética do conteúdo. Os trechos que serviram para atingir o objetivo proposto no trabalho foram selecionados e analisados conforme as seguintes evidências teóricas: Clareza nos objetivos iniciais; Recursos e capacidades; Pesquisas de mercado e planos de negócios; Parcerias e alianças estratégicas; Alavancagem sobre contingências; Planos para o futuro da empresa.
A pesquisa empírica demonstrou que, em diversos momentos, os empreendedores tomaram decisões sem clareza em seus objetivos. Notou-se que a maioria deles não estabeleceu um processo formal de formulação da estratégia no início do negócio e que suas características como indivíduos tiveram grande importância na concepção do negócio. Concluiu-se que os empreendedores entrevistados fizeram uso da lógica effectuation na maior parte do processo de tomada de decisões estratégicas de suas empresas.
BARNEY, J. Buscando vantagem competitiva internamente
BHIDÉ, A. V. How entrepreneurs craft strategies that work
KNIGHT, F. Risk, Uncertainty and Profit
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados
QUINN, J. B., Strategic Change: Logical Incrementalism
SARASVATHY, S. Causation and Effectuation: Towards a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency
SARASVATHY, S. What makes entrepreneurs entrepreneurial?