Resumo

Título do Artigo

VAMOS “DISCUTIR O SEU FUTURO”: Caso para ensino sobre demissão e ageismo no filme “Amor sem Escalas”
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Demissão
Ageismo
Geração

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Daniel dos Reis Pedrosa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
2 - Renata Kelly Alves Fonseca
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - PPGA
3 - Kely César Martins de Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
4 - Anelise Rebelato Mozzato
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm/UPF

Reumo

Este caso para ensino aborda a demissão e o ageismo, a partir do enredo do filme “Amor Sem Escalas”. Sendo a demissão um tema pouco abordado em sala de aula e nos estudos sobre técnicas de administração de recursos humanos e gestão de pessoas (Pliopas & Tonelli, 2007a), o caso oferece oportunidade de reflexão sobre meios e métodos utilizados no processo demissional; possíveis impactos da demissão nas organizações e na vida dos envolvidos; questões geracionais envolvidas na manutenção de trabalhadores no dia-a-dia das organizações e a dinâmica geracional, com foco no ageismo.
As cenas selecionadas permitem observar técnicas de desligamento adotadas por demissores profissionais, os impactos do processo demissional e ainda a questão intergeracional no ambiente de trabalho. Tem como objetivos promover reflexões sobre: a) os meios e métodos utilizados no processo demissional; b) os possíveis impactos da demissão nas organizações e na vida dos envolvidos; c) questões geracionais envolvidas na manutenção de trabalhadores no dia-a-dia das organizações; d) a dinâmica geracional, com foco no ageismo.
Recorte de cenas do filme Amor Sem Escalas. Título original: Up In The Air; Ano de lançamento: 2009, EUA. Com direção de Jason Reitman. Tempo de duração: 109 min. Estilo: Drama. Disponível nas principais plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Claro TV+.
Recomenda-se a utilização deste caso em disciplinas de diversos campos de conhecimento, em nível de graduação e pós-graduação, a saber: Administração de Recursos Humanos; Gestão de Pessoas; Relações de Trabalho; Comportamento Organizacional ou Comportamento Humano nas Organizações; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Desenvolvimento Gerencial; Gerações, relações intergeracionais; Ageismo e Trabalho; Diversidade nas Organizações; Direito Trabalhista; dentre outras.
Cepellos, V. M. et al. (2019). Envelhecimento: múltiplas idades na construção da idade profissional. Organizações & Sociedade, 26(89). Hanashiro, D. M. M., & pereira, M. F. M. W. M. (2020). O etarismo no local de trabalho: evidências de práticas de “saneamento” de trabalhadores mais velhos. RGO – Revista Gestão Organizacional, 13(2), 188-206. Pliopas, A. L. V., & Tonelli, M. J. (2007a). Doces práticas para matar: demissão e downsizing na perspectiva de demissores e profissionais de recursos humanos. Organizações & Sociedade, 14(42), 115-131.