Resumo

Título do Artigo

FOFOCA E CONFLITOS COMO MECANISMOS DE SOCIABILIDADE ENTRE TRABALHADORES IDOSOS: um estudo em um edifício residencial
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

envelhecimento
trabalhadores idosos
fofoca

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Lourival Ribeiro Chaves Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
2 - Josiane Silva de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - MARCIO PASCOAL CASSANDRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá

Reumo

O processo de envelhecimento da população brasileira tem sido foco de importantes reflexões nas pesquisas organizacionais. Do ponto de vista demográfico, é possível observar que embora a população tenha aumentado no Brasil, em 2022 registrou-se a menor taxa geométrica de crescimento anual, de 0,52%, desde 1972 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2023).
A redução populacional somada ao aumento de idosos no Brasil impactam potencialmente na composição da força de trabalho no país. Os estudos no Brasil sobre trabalhadores idosos e envelhecimento no trabalho ainda são incipientes na área de Administração. Exposto isso, o objetivo deste estudo é analisar as sociabilidades de porteiros idosos em um edifício residencial em Maringá, Paraná.
Os estudos sobre trabalhadores idosos têm crescido e eles enfatizam discussões como práticas de gestão de idade, retenção de profissionais idosos, satisfação no trabalho e etarismo. No entanto, há uma carência de estudos sobre a sociabilidade de trabalhadores idosos. Sociabilidade é entendida como uma forma de sociação pura liberta de conteúdo e substância (Simmel, 1949). Em outras palavras, a sociabilidade simmeliana é uma forma de interação social (Maia, 2001).
Utilizamos observações e entrevistas. As observações e notas de campo foram realizadas para produção dos diários de campo conforme preconiza o método de observação. As observações aconteceram nos meses de Abril a Maio de 2023. Para aprofundar na compreensão da sociabilidade, realizamos três entrevistas com os porteiros na própria portaria no mês de Junho de 2023. O roteiro semi estruturado das entrevistas surgiu de questionamentos do campo. Utilizamos a análise interpretativa para análise dos diários de campo e as transcrições.
Da análise interpretativa (Geertz, 2008), da sociabilidade, identificamos outras formas de sociação (Simmel, 1949), dos porteiros idosos do edifício residencial: fofoca e conflitos. A partir da fofoca emergiu entretenimento e otimização e equilíbrio, e dos conflito, idade e trabalho.
Observamos, neste estudo, que o trabalho de porteiros idosos no contexto de edifícios residenciais é permeado por sociabilidade de fofoca e conflitos. Identificamos que a fofoca tem a função de otimizar o trabalho de porteiros de edifícios para sustentar o equilíbrio do cotidiano nos espaços residências com portarias. Quanto aos conflitos, além do etarismo estar presente, nosso estudo revelou uma dimensão econômica envolvida, no qual os idosos além de terem um trabalho formal, buscam serviços extras para suas subsistência.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2023). Censo Demográfico 2022: População e domicílios. Retrieved from https://www.ibge.gov.br. Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC. Maia, R. C. (2001). Sociabilidade: apenas um conceito. GERAES–Revista de Comunicação Social, (53), 4-15. Simmel, G. (1949). The sociology of sociability. American journal of sociology, 55(3), 254-261.