Resumo

Título do Artigo

ESTÃO ACONTECENDO “STRANGER THINGS”: UM ESTUDO SOBRE A CATEGORIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DOS CONSUMIDORES DE UMA SÉRIE
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Palavras Chave

Consumidores
Percepção de qualidade
Stranger Things

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Camila da Silva Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Maria Eduarda da Mota Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
3 - taciana de barros jeronimo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Nos dias atuais, é notória a importância da cultura pop para uma melhor compreensão de questões culturais, visto que a mesma influencia diretamente a construção da identidade dos consumidores e as interações desenvolvidas por eles, além de ser uma forma de exercerem sua liberdade de expressão. É nesse contexto que surge a série Stranger Things, com um enredo que prende a atenção, trazendo uma história de suspense e terror psicológico com uma vertente teen pós-moderna em um cenário de época (ambientado em 1980) (MOLLET, 2019).
O presente trabalho visa refletir sobre a percepção do foco dos clientes da série Stranger Things com base na cultura do consumidor.
A Consumer Culture Theory é um conjunto de perspectivas teóricas focalizadas em caracterizar o consumo e o consumidor dentro de uma lógica sociocultural, simbólica e ideológica a qual leva o indivíduo a reafirmar sua identidade pessoal e coletiva forjada “na” e “por meio da” consumação, visando investigar o "porquê" e “o que” consumidor faz e fala (ARNOULD et al., 2019). Já a percepção do cliente é um dos requisitos mais importantes para qualquer marca, empresa, produto ou serviço. Ela é proporcionalmente relacionada à expectativa e satisfação do consumidor.
A pesquisa quantitativa pressupõe a mensuração para a explicação e análise de dados. Nesse sentido, ela é primordialmente descritiva, ou seja, possui capacidade de se debruçar sobre o fenômeno estudado com a função de estabelecer relações e correlações entre variáveis e constructos. Em consonância à essa perspectiva, se estabeleceu as seguintes etapas: fundamentação teórica e revisão da literatura, escolha do público (geração Z), escolha do método, escolha do instrumento (modelo Kano) (ROOS; SARTORI; GODOY, 2009).
A presente pesquisa obteve 34 (trinta e quatro) respostas válidas, as quais indicaram os maiores índices de satisfação nas características referente ao atributo Atrativo (A) e Unidimensional (U), coerente com o caráter crítico, empoderado e validativo da Geração Z. Percebe-se que as representações ideológicas do consumismo no mercado que moldam a construção da identidade dos consumidores estão presentes em Stranger Things através das várias representações discursivas correspondentes aos valores e ideologias predominantes na Geração Z, e isso foi decisivo para o sucesso da produção.
Considerando a análise realizada através do modelo Kano, conclui-se que a série Stranger Things se configura como bastante atrativa para a Geração Z, isso porque, sete das treze características elencadas obtiveram maior porcentagem de resposta no quesito atratividade. Também é notória a similaridade desses atributos às características abordadas na literatura ao que tem sido valorado por indivíduos dessa geração, os quais se apresentam como críticos e imersos na cultura pop, requisitos estes reverberados na produção através dos seus personagens, ambientação, trilha sonora e enredo.
ARNOULD, E. J.; PRESS, M.; SALMINEN, E.; TILLOTSON, J. S. Consumer Culture Theory: development, critique, application and prospects. Foundations and Trends in Marketing, v.12, n.2, p.80-166, 2019. MOLLET, T. Looking through the upside down: Hyper-postmodernism and trans-mediality in the Duffer Brothers’ Stranger Things. The Journal of Popular Television, v. 7, n. 1, p. 57-77, 2019. ROOS, C.; SARTORI, S.; GODOY, L. P. Modelo de Kano para a Identificação de Atributos Capazes de Superar as Expectativas do Cliente. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção, v. 3, n. 9, 2009.