Resumo

Título do Artigo

Produção científica sobre consumo de discos de vinil: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Disco de vinil
Consumo
Revisão Sistemática

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Mateus da Mata Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - José Willer do Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Daniel Carvalho de Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - José de Arimatéia Dias Valadão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração Pública

Reumo

Com a invenção do fonógrafo e do disco de vinil na primeira metade do século XX, houve uma mudança significativa na forma de ouvir música. Os vinis permitiam gravações mais longas, proporcionando a criação de álbuns. Posteriormente, novas tecnologias como os CDs substituíram os discos de vinil, mas recentemente, o vinil ressurgiu, as vendas aumentaram e esse formato de mídia voltou com força para o mercado. Os discos oferecem uma experiência única e autêntica devido as suas características físicas, a qualidade sonora diferenciada e aos sentimentos que despertam.
O objetivo do trabalho é analisar como se configura o campo de pesquisa sobre consumo de discos de vinil e apresentar sugestões de pesquisas futuras.
O texto explora as formas como o consumo de discos de vinil tem sido abordado na literatura. São apresentadas algumas razões do ressurgimento dos discos, como a autenticidade do formato físico, a arte da capa, o ritual de reprodução e outras características que geram sentimentos de prazer e nostalgia. O vinil é uma forma de materializar a música e vivenciar uma experiência única, o que faz a mídia ter espaço mesmo entre os jovens. O vinil também é abordado como objeto colecionável que influencia o perfil dos consumidores (SILVA, 2022).
Foram analisados 29 artigos sobre a temática. Os resultados revelaram uma quantidade limitada de estudos, resultando na ausência de grandes destaques de autores, instituições e periódicos para serem tomados como referência. Identificou-se alguns clusters temáticos e quatro grupos de sugestões de pesquisas futuras: consumo e mercado; consumo de culturas e grupos; nostalgia; e sentimentos e emoções. Esses temas indicam áreas e questões a serem exploradas e debatidas em estudos posteriores no campo do consumo de discos de vinil.
Apesar da crescente demanda por discos de vinil, o campo de pesquisa sobre consumo desse produto ainda é limitado e não segue a (re)expansão de seu mercado. Mais estudos são necessários para compreender melhor as motivações dos consumidores, os padrões de consumo e o impacto desse fenômeno no mercado musical.
SILVA, G. B. Um Passado Imaginado: As reconstruções identitárias a partir dos consumos de discos de vinil. Revista Memória em Rede, v. 14, n. 27, p. 425-454, 2022.