Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DO DESCONGELAMENTO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DOS MICROFUNDAMENTOS DA ESTRATÉGIA.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Gestão da mudança
Descongelamento
Microfundamentos da estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Edilson de Azevedo Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA-USP
2 - Felipe Mendes Borini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Mauricio Jucá de Queiroz
Fundação Instituto de Administração - FIA - Nações Unidas - Birmann 21
4 - Paulo Botelho
Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo

Reumo

Um dos grandes problemas discutidos em estratégica organizacional é a questão do alinhamento entre o planejamento e a execução. Dentro da execução da estratégia, um dos aspectos centrais é a mudança organizacional. Para que a mudança ocorra, é necessária uma gestão estratégica, que abrange desde o planejamento até a execução. A maioria dos estudos se concentra no planejamento como resposta ao ambiente. O enfoque do artigo é no descongelamento da mudança, porque é nesse estágio que está uma das controvérsias da literatura e da prática gerencial, ou seja, o que acontece dentro do descongelamento
Deste modo, este artigo tem como questão compreender: Como os microfundamentos da gestão da mudança ajudam as empresas a superarem a barreira do descongelamento? O objetivo do artigo é compreender o processo de descongelamento da mudança organizacional por meio da perspectiva dos microfundamentos.
A revisão teórica possibilitou a proposição do modelo conceitual em resposta aos objetivos da pesquisa. O modelo considera as três categorias – formação da coalizão para a mudança, desenvolvimento da visão e estratégias e comunicação da visão e estratégias – voltadas à fase do descongelamento (Santos et al., 2023). Ademais, o modelo geral de explicação das ciências sociais (Felin et al., 2015) baseado na “banheira” de Coleman (1990), com foco em compreender como ocorrem os eventos envolvendo a liderança, indivíduos e time.
A abordagem metodológica adotada é qualitativa, desenvolvida pelo método de estudo de caso com entrevistas em profundidade com técnica de análise de conteúdo e descrição do caso, seguindo abordagem processual para expor o dinamismo do fenômeno. O caso decorre de inserções no projeto da empresa em dois momentos 2020 e 2023. Foram realizadas 8 entrevistas e análises de documentos para caracterizar a mudança.
Como resultado o presente estudo apresenta um processo genérico de descongelamento baseado nos microfundamentos organizacionais. Sendo essa a principal contribuição, possibilitando compreender o desenvolvimento da estratégica não somente pelo nível da firma, mas fundamentalmente pelo nível das lideranças, times e indivíduos. Ademais, o artigo contribui com os estudos de mudanças organizacionais, porque esses endereçam dos aspectos do descongelamento, mas ainda não tinham adentrado a fundo como esse processo ocorre no nível dos indivíduos e times.
Este artigo teve como questão responder como os microfundamentos da gestão da mudança ajudam as empresas a superarem a barreira do descongelamento. Desta forma, por meio de estudo de caso em uma empresa que vivenciou um processo de mudança organizacional, a análise processual possibilitou compreender como o fenômeno se originou e desenvolveu, assim, compreender o processo de descongelamento da mudança organizacional por meio da perspectiva dos microfundamentos.
Santos, E.; Queiroz, M.; Borini, F.; Carvalho, D.; Dutra, J. (2023). The journey of business transformation: unfreeze, change and refreeze – a multiple case study. Journal of Organizational Change Management, https://www.emerald.com/insight/0953-4814.htm. Felin, T.; Foss, N.; Ployhart, R. (2015). The Microfoundations Movement in Strategy and Organization Theory. Academy of Management Annals, Vol. 9, No. 1. https://doi.org/10.5465/19416520.2015.1007651. Kotter, J. Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.