Resumo

Título do Artigo

SOCIAL MEDIA MARKETING: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E IMPACTO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA PARAÍBA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Social Media Marketing
Desempenho de Mídia Social e de Marketing
Micro e Pequenas Empresas

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Renata Edvânia Costa Gouveia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - PPGA
2 - Rosana Lacerda Coelho Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - PPGA
3 - LINDA JESSICA DE MONTREUIL CARMONA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Departamento de Administração

Reumo

O desenvolvimento de tecnologias digitais tem permitido às empresas criar oportunidades a partir do uso da internet, sobretudo das mídias sociais, para a divulgação e o compartilhamento de conteúdo, para impulsionar a marca, interagir com clientes e melhorar a experiência do consumidor.
O presente artigo se propôs a investigar como a implantação do Social Media Marketing, considerada como um construto multidimensional, impacta o desempenho do gerenciamento das mídias sociais e o desempenho de marketing das micro e pequenas empresas (MPEs) da Paraíba.
A partir da revisão de literatura e realização de um estudo empírico em grandes empresas da Noruega, Tafesse & Wien (2018) construiram o modelo considerando que a implantação, entendida como adoção e utilização, de mídias sociais é um construto multidimensional, formado pelos seguintes construtos: estratégia de mídia social (EMS), presença ativa (PA), iniciativas de engajamento do cliente (IEC) e a análise de mídia social (AMS), aplicado nesta pesquisa em MPEs.
Esta pesquisa foi realizada com MPEs participantes do Programa Mais Brasil - realizado em parceria entre o Ministério da Economia, o SENAI, a ABDI e o Sebrae - na Paraíba, em uma amostra de 50 respondentes, com utilização de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (MEE-PLS).
Os resultados encontrados evidenciaram que as dimensões estratégia de mídia social e iniciativas de engajamento com o cliente contribuíram positivamente para o desempenho da mídia social e que este influencia fortemente o desempenho de marketing.
Tanto a estratégia de mídia social e iniciativas de engajamento do cliente contribuem para o desempenho da mídia social, que pela sua vez está fortemente associado ao desempenho de marketing. Isso implica a necessidade de capacitação dos empreendedores de MPEs com o intuito de definir melhor a estratégia para o público específico e esboçar de maneira mais clara as iniciativas de engajamento com o cliente, para melhorar o desempenho de mídia social e de marketing.
• Chatterjee, S., & Kumar Kar, A. (2020). Why do small and medium enterprises use social media marketing and what is the impact: Empirical insights from India. International Journal of Information Management, 53, 102103. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102103 • Shoheib, Z., & Abu-Shanab, E. A. (2022). Adapting the UTAUT2 model for social commerce context. International Journal of E-Business Research (IJEBR), 18(1), 1-20. • Tafesse, W., & Wien, A. (2018). Implementing social media marketing strategically: an empirical assessment. Journal of Marketing Management, 34(9–10), 732–749. http