Resumo

Título do Artigo

Cadeia de Valor do Direito Empresarial no Brasil
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Palavras Chave

Cadeia de Valor
Direito
Design Science Research

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Edson Kawabata
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Marcelo Caldeira Pedroso
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)

Reumo

Uma transformação estrutural sem precedentes se anuncia no Direito Empresarial, com crescentes pressões por mais entregas a menores custos, liberalização da prestação de serviços jurídicos a provedores alternativos e incorporação de tecnologia (como inteligência artificial). Este artigo explora como estes movimentos podem afetar escritórios de advocacia, que sofrem maior pressão competitiva neste contexto, analisando sua cadeia de valor e como as soluções de tecnologia se conectam aos processos jurídicos.
O problema de pesquisa é “como a cadeia de valor de escritórios de advocacia em Direito Empresarial pode ser impactada por inovações tecnológicas? O objetivo geral de pesquisa é propor um modelo de cadeia de valor representativo de escritórios de advocacia atuando em Direito Empresarial no Brasil, conectado com soluções de tecnologia aplicadas aos negócios.
A literatura identificada sobre cadeia de valor abrange desde a conceituação básica como as apresentadas por Wirtz (2011) e Zott (2011), até visões específicas para representar empresas do setor jurídico e inovações tecnológicas no ecossistema de Direito, como as desenvolvidas por Sako (2009), Susskind (2013), Brenton (2017), Fabiano (2017), Clarke (2019), Wilkins (2019) e Billings (2020). Também é ilustrada uma iniciativa da Association of Legal Administrators (ALA, 2018) para padronizar fluxos e taxonomias de atividades jurídicas.
Foi realizada pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, utilizando o método Design Science Research, a partir de desenvolvimento e validação de artefato para compreender processos de geração de valor na cadeia, sua natureza, produtos e recursos utilizados. Foram realizadas etapas de conscientização, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão sobre o artefato, incluindo revisão sistemática de literatura, levantamento de dados secundários sobre o mercado jurídico, entrevistas com 15 especialistas do setor para validação do artefato junto a 72 escritórios de advocacia.
A literatura sobre o tema ainda é relativamente nova e foram selecionadas 17 referências bibliográficas para a pesquisa. Como artefato da DSR, foi proposto um modelo esquemático da cadeia de valor em escritórios de advocacia, incluindo suas três principais naturezas (consultiva, transacional e contenciosa), assim como soluções de tecnologia nos processos jurídicos. Os resultados demonstram aderência do modelo, que permitiu o adequado dimensionamento de esforço e custo de advogados por processo e a identificação de tecnologias com impacto nas atividades jurídicas.
O artefato proposto endereça o problema de pesquisa adequadamente, permitindo avaliar como a cadeia de valor pode ser impactada por inovações tecnológicas, através da caracterização de diferentes naturezas de serviços a clientes, processos jurídicos e soluções de tecnologia correspondentes. Embora esta pesquisa não tenha característica quantitativa, estimativas de esforço em processos jurídicos indicam a validade do artefato para uma instanciação com maior volumetria de respondentes. Adicionalmente, um estudo mais aprofundado sobre tais impactos poderá ser desenvolvida a partir deste artefato.
Billings, D. G. & Campbell, D. G. (2020). Disruptive Innovation Within the Legal Services Ecosystem. International Journal of Applied Management and Technology, 19(1), 26-39. Sako, M. (2009). Global Strategies in the Legal Services Marketplace. Computer, 1-23. Said Business School, Oxford University. Susskind, R. (2013). Tomorrow´s Lawyers: An Introduction to Your Future. Oxford University Press, 109-165. Oxford. Wirtz, B. W. (2011). Business Model Management: Design, Instruments, Success Factors. Wiesbaden, Germany: Gabler Verlag/Springer, 46, 36-54.