Resumo

Título do Artigo

Inovação na Administração Pública Brasileira
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Palavras Chave

Administração Pública
Inovação
Setor Público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Fabiano de andrade caxito
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA -USP
2 - Lucas Israel Oliveira Testi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA/USP
3 - Marcelo Albuquerque
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
4 - Fábio Lotti Oliva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
5 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

A administração pública é um dos temas mais discutidos no nosso cotidiano, afinal, a mídia repercute diariamente cada decisão ou ação tomada pelos gestores públicos e os políticos eleitos para os cargos executivos nas esferas federal, estadual e municipal. Entretanto, se a inovação já é estudada há décadas e entendida como ponto cada vez mais fundamental para a competitividade das empresas privadas, no ambiente da administração pública, em especial no Brasil, é um tema ainda pouco explorado.
O problema de pesquisa que o artigo busca analisar é se a inovação pode ser um caminho para que o setor público melhore sua eficiência, buscando oferecer serviços melhores e ao mesmo tempo, diminuir os custos gerais da máquina pública, elevando a satisfação da população e melhorando os índices econômicos e sociais do país. O objetivo deste artigo é identificar como as políticas públicas podem incentivar os processos de inovação nas instituições públicas, e entender como se organizam os processos de inovação na administração pública.
Para Grizendi (2011) a inovação não é necessariamente a criação de algo novo. A melhoria de um produto ou processo também pode ser considerado inovação. Para investir em inovação, uma empresa precisa, segundo Machado et al., (2013), criar uma cultura que influencie o comportamento de seus colaboradores, de forma a incentivar as ações inovadoras. De acordo com Gasparini e Miranda (2011) somente nas últimas décadas se passou a discutir com mais intensidade a inovação como uma das formas de se aumentar a eficiência da administração pública.
Mesmo que a administração pública tenha o papel de indutora da inovação, é extremamente difícil para qualquer tipo de organização inovar de forma isolada. Para Malerba e Vonortas (2009), para inovar as empresas interagem com outras organizações e com a sociedade com o objetivo de trocar conhecimento, coletar e analisar informações e ter acesso a diversos recursos. As redes de inovação são fundamentais para que as empresas e organizações que a compõem possam garantir a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
Da mesma forma que a inovação passou a ser cada vez mais importante para as empresas privadas, o setor público também precisa adotar uma cultura de inovação para garantir tanto seu papel junto a seu povo quanto sua representatividade frente aos demais governos. Dentro desse contexto, criar uma cultura de inovação na organização é fundamental para que ela reaja de maneira rápida e eficiente às mudanças externas, mais ainda na administração pública.
GRIZENDI, E. Manual de orientações gerais sobre inovação. Brasília, DF: Ministério das Relações Exteriores. Departamento de Promoção Comercial e Investimentos. Divisão de Programas de Promoção Comercial, 2011. GASPARINI, C. E.; MIRANDA, R. B. Transferências, Equidade e Eficiência Municipal no Brasil. Revista PPP, n. 36, p. 312-349, jan./jun. 2011. MACHADO, D. D. P. N. et al. Cultura de inovação: Elementos da cultura que facilitam a criação de um ambiente inovador. RAI (Revista de Administração e Inovação), v. 10, n. 4, p. 164-182, 2013.