Resumo

Título do Artigo

DOS BITS À CAPACITAÇÃO – O E-LEARNING COMO ALTERNATIVA À EMPREGABILIDADE: uma revisão sistemática de literatura.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

E-learning
Empregabilidade
Andragogia

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Assis Zukunelli
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Passo Fundo
3 - André da Silva Pereira
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
4 - Júlio Felipe da Silva
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - ESAN

Reumo

As organizações enfrentam transformações profundas, exigindo adaptações e readequações (DEDECCA, 2020). A busca por novas competências é impulsionada pelas inovações tecnológicas e a transformação digital (PINTO et al., 2019). No entanto, o avanço tecnológico muitas vezes não acompanha a qualificação da mão-de-obra, resultando em altos níveis de subemprego (DEDECCA, 2020; CARVALHO et al., 2021). O e-learning é considerado uma inovação importante para a aprendizagem, podendo desempenhar um papel fundamental na empregabilidade (DIAS, 2019; WELTER; VIEIRA, 2019; ARAÚJO et al., 2020).
Definiu-se a questão de pesquisa da seguinte forma: o ensino à distância (e-learning) pode favorecer as dinâmicas de empregabilidade? Na busca de resposta a tal questionamento, tem-se como objetivo identificar a relação entre as práticas de e-learning e a empregabilidade. Para tanto, parece pertinente entender os aspectos cognitivos e comportamentais das pessoas que possam ser favorecidos pela ferramenta, bem como apresentar um modelo teórico que evidencie a correlação entre as práticas de e-learning e empregabilidade.
O e-learning destaca-se como uma ferramenta de fácil usabilidade, inclusão educacional e educação continuada (SINGH e SINGH, 2017). Os seus principais atributos incluem a usabilidade, flexibilidade e desenvolvimento de competências (SINGH e SINGH, 2017; ACOMI, 2018; MARTÍNEZ-CERDÁ, 2018; TEYCHENNE, 2019;). Entretanto, torna-se imperativa a necessidade de constante aprimoramento da ferramenta, tanto para desenvolver competências essenciais quanto para superar percepções negativas do e-learning no mercado de trabalho (FITÓ BERTAN; MARTÍNEZ ARGUELLES; MOYA GUTIÉRREZ, 2014).
O e-learning é uma ferramenta virtual usada para melhorar a empregabilidade. Assim, construiu-se uma proposta para concepção de ferramenta de e-learning baseado em três dimensões (e-learning, andragogia e aspectos cognitivos e comportamentais). A ferramenta deve ser adaptável às competências dos usuários, promovendo a aprendizagem orientada para o trabalho e a construção colaborativa. Habilidades técnicas e comportamentais são desenvolvidas para preencher lacunas de desempenho e promover a aprendizagem ao longo da vida. Entretanto, ainda persistem desafios de inclusão digital.
A empregabilidade está sujeita às mudanças econômicas e sociais, com organizações demandando habilidades específicas e trabalhadores com diferentes expectativas. O e-learning desempenha um papel importante na capacitação e no aumento da empregabilidade, oferecendo acesso global e superando desafios de exclusão digital. No entanto, existem limitações, como a exclusão digital e, no campo teórico, é incipiente a teoria para a construção educacional do e-learning.
DEDECCA, Claudio Salvadori. Reorganização econômica, absorção de mão de obra e qualificação. Brazilian Journal of Political Economy, v. 22, p. 253-272, 2020. MARTÍNEZ-ARGÜELLES, María-Jesús; PLANA-ERTA, Dolors; FITÓ-BERTRAN, Àngels. Impact of using authentic online learning environments on students’ perceived employability. Educational technology research and development, v. 71, n. 2, p. 605-627, 2023. SINGH, Anita; SINGH, Lata Bajpai. E-learning for employability skills: Students perspective. Procedia computer science, v. 122, p. 400-406, 2017.