Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA PANDEMIA NA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pessoa com deficiência
Ensino superior
Impactos da pandemia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Leticia Andrade da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - CCJE - Campus Goiabeiras, Vitória-ES
2 - Rubens de Araujo Amaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Reumo

Os impactos da pandemia da COVID-19 colocaram ainda mais em evidência a desigualdade social no Brasil (OLIVEIRA NETA; NASCIMENTO; FALCÃO, 2020). Nuere e Miguel (2020) mostraram a dificuldade de o ensino remoto. Alguns estudos apontaram fatores positivos que perdurariam após o arrefecimento da pandemia, tais como a aprendizagem de professores e alunos decorrente da utilização massiva de tecnologia (PENG; LI; FAN, 2020). Alguns estudos mostram os impactos da pandemia no estado emocional de professores e alunos, em especial, os alunos com deficiência no ensino superior brasileiro
Considerando que na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, permanência e a participação dos alunos, quais os impactos da pandemia segundo a experiência educacional de alunos com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual) no ensino superior da Universidade Federal do Espirito Santo? Objetivo geral: analisar os impactos da pandemia na experiência educacional de alunos com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual) da educação especial no ensino superior.
Pessoa com Deficiência (PcD) tem sido marcado por preconceito e discriminação (SHIMONO, 2008), sugere insuficiência, falta, fraqueza, perda de valor e imperfeição (RIBAS, 2007) - da forma ao capacitismo (DIAS, 2013, p. 2). Acessibilidade - LBI - Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015). Barreiras geram injustiça social (MANTOAN, 2017). Alteração das emoções solidão (DAY, et al., 2021; KHATTAR; JAIN; QUADRI, 2020; OLIVEIRA; MORGADO, 2020; POLANKZYK, 2020). Tecnologias digitais se tornou essencial à educação (EPSTEIN, 2021). Ensino superior remoto (BARRETO; ROCHA, 2020).
Pesquisa qualitativa de caráter descritivo (GIBBS, 2009). O campo escolhido, foi a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Sujeitos: alunos com deficiência assistidos pelo núcleo de acessibilidade (NAUFES), sendo com deficiência física (2), visual (2), auditiva (1) e intelectual (1). Do NAUFES, participaram membros da gestão (2) e monitores (3). Entrevista semiestruturada com roteiro submetido ao CEP, iniciada após assinar termo de consentimento. Análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e categorias de Oliveira (2020) e Guerreiro (2011)
Análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e categorias de Oliveira (2020) e Guerreiro (2011): Instrumental; Atitudinal; Pedagógica; Comunicacional; Permanência; Fatores pessoais.
Os alunos com deficiência indicaram a presença de sentimentos negativos como ansiedade, desânimo, insegurança, cansaço, angústia e frustração mediante sensação de retrocesso (DAY, et al., 2021; KHATTAR; JAIN; QUADRI, 2020; OLIVEIRA; MORGADO, 2020; POLANKZYK, 2020; VENDRAMINI; MACIEL; PENNA, 2021). A relação conflituosa com os professores foi prejudicial. Corroborando com a continuidade de práticas inacessíveis, há o desinteresse e desinformação sobre cursos de capacitação voltados para acessibilidade na UFES, o que contribui para o aumento da dificuldade de aprendizagem, conflitos relacionais
KHATTAR, A.; JAIN, P. R.; QUADRI, S. M. K. Effects of the disastrous pandemic COVID 19 on learning styles, activities and mental health of young Indian students-a machine learning approach. In: 2020 4th International Conference on Intelligent Computing and Control Systems (ICICCS). IEEE, 2020. p. 1190-1195. NUERE, S.; MIGUEL, L. The digital/technological connection with Covid-19: An unprecedented challenge in university teaching. Technology, Knowledge and Learning, v. 26, n. 4, p. 931-943, 2021.