Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO COM STAKEHOLDERS PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM ECONOMIAS EMERGENTES: UM ESTUDO NO CONTEXTO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Inovação
Stakeholders
Economias emergentes

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - EDSON DE FREITAS
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Barro Preto
2 - ROSEMARE CRISTINA DA PAIXÃO
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Barro Preto
3 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Centro Universitário Unihorizontes

Reumo

A interação das empresas com seus stakeholders tem se mostrado como uma importante fonte de vantagem competitiva, principalmente em um contexto de economias emergentes. Assim, a temática que norteia este texto é a relação entre a interação das empresas com seus stakeholders e o desempenho organizacional em um contexto de economias emergentes, com foco nas práticas de inovação e desempenho das empresas brasileiras. Especificamente, o tema central deste artigo é a importância da interação com stakeholders para o desempenho inovador das empresas brasileiras em economias emergentes.
O artigo apresenta uma análise sobre a importância da interação com stakeholders para o desempenho inovador das empresas brasileiras em economias emergentes. Desta forma, pergunta: como a interação com stakeholders pode influenciar o desempenho inovador das empresas brasileiras em economias emergentes, considerando as especificidades do contexto brasileiro e de outras economias emergentes. Assim, é necessário compreender como a interação com os stakeholders pode se traduzir em vantagens competitivas para as empresas brasileiras, tendo em vista as particularidades do mercado brasileiro.
A perspectiva de Bandeira-Mello (2011) avulta a importância da construção de redes de relacionamento com stakeholders para a inovação empresarial. O autor afirma que a interação com stakeholders pode ajudar as empresas a superar barreiras de conhecimento e a obter recursos complementares para o desenvolvimento de novas tecnologias e processos. Brouthers et al. (2016a) também destacam a importância da interação com stakeholders para o desempenho inovador das empresas em mercados emergentes.
Foi possível perceber a importância da inovação para o desempenho empresarial e como a interação com stakeholders pode ser um fator chave para o sucesso das empresas nesse aspecto. Foi constatado que as empresas brasileiras apresentam um nível médio de inovação, quando comparadas com outras empresas de economias emergentes, e que há um caminho a ser percorrido para alcançar a liderança global.
A partir da revisão bibliográfica, verificou-se que a interação com stakeholders é um fator relevante para a inovação empresarial, uma vez que permite a identificação de demandas e oportunidades de mercado, bem como a troca de conhecimentos e recursos entre as partes envolvidas. A participação ativa dos stakeholders também pode aumentar a legitimidade da empresa perante a sociedade.
BANDEIRA-MELLO, R. Construindo redes de relacionamento com stakeholders para a inovação empresarial. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 4, p. 388-401, 2011. BROTHERS, K. J.; DIBRELL, C.; CRAIG, J. B. A framework of collaborative innovation in emerging economies. Journal of World Business, v. 51, n. 4, p. 513-523, 2016. TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. VALLE, C. D.; SARTURI, G. Capacidades dinâmicas para gestão de stakeholders. Cadernos EBAPE, v. 20, n. 4, p. 527-542. Jul./Ago. 2022.