Resumo

Título do Artigo

ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE SELEÇÃO DE CANAL DE COMPRA DE DONOS DE PETS: ANÁLISE DOS EFEITOS MODERADORES DA ESPÉCIE DO ANIMAL E DO TIPO DE CANAL
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Palavras Chave

mercado pet
comportamento do consumidor
canais de compra

Área

Marketing

Tema

Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B

Autores

Nome
1 - Nadia Dias Santos
USP - Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
2 - Aimãn Ibrahim Mourad
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Departamento de Administração

Reumo

O número de pets no país cresceu de forma significativa desencadeando a aceleração do consumo no mercado pet brasileiro. Estudos anteriores, em outros países, indicam que a percepção que o humano tem de seu pet e a espécie do mesmo influencia os hábitos de consumo, no que diz respeito à propensão para gastos e escolhas de produtos alimentares, mas não há literatura a respeito de tal influência sobre o canal de compra.
O presente estudo busca responder a seguinte questão: Quais são os principais fatores que antecedem a escolha de canal de compra entre os donos de pets no mercado brasileiro? Diante disso, tem-se como objetivo primário identificar quais são os antecedentes da intenção de escolha de canal de compra entre os donos de pets e se o tipo de canal e espécie do animal influencia nessas relações. Como objetivos secundários do estudo, têm-se identificar quais são os antecedentes de maior relevância de acordo com o canal de compra e com a espécie do animal.
O referencial teórico aborda questões a respeito do relacionamento humano-pet, conceitualizando a perspectiva das relações baseadas no antropomorfismo e utilitarismo, além de explorar fatores como a socialização e o pet como a extensão do eu no comportamento de compra. Além disso, aborda preço do produto, risco percebido e a conveniência de canal como antecedentes da intenção de compra.
O estudo iniciou-se com uma pesquisa exploratória acerca da temática de canais de compra e pets, a fim de entender as principais discussões presentes na literatura e desenvolver o modelo conceitual para o estudo a ser validado a partir de um levantamento estruturado direto. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Google Formulários, possuindo, então, aplicação exclusivamente online, com questionário divulgado em redes sociais. Para a análise dos dados, será utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), a partir do software SmartPLS 2.3.
Conforme dados apresentados, os constructos “Extensão do Eu”, “Preço do Produto”, “Risco Percebido” e “Conveniência do Canal” são antecedentes da “Intenção de Escolha de Canal”, além, disso, a relação entre a conveniência e a intenção de escolha é moderada pela espécie do animal. Apesar de o constructo “Socialização” atender todos os critérios de mensuração, a sua relação com o constructo “Intenção de Escolha de Canal” apresentou um valor de t de Student menor que 1,96, fazendo com que a sua relação não seja confirmada neste estudo.
Os resultados obtidos indicam a conveniência de canal, risco percebido, preço do produto e a percepção do animal como extensão do eu como antecedentes na intenção de escolha de canal de compra. Evidenciou-se como o tipo de canal influencia os riscos percebidos dos consumidores pets, indicando a importância do canal apresentar segurança para o usuário, minimizando as possíveis perdas, monetárias ou não, e revelou que a espécie do animal influencia a “conveniência de canal”, indicando que donos de cães e gatos apresentam perspectivas diferentes a respeito da conveniência em diferentes canais.
Hirschman, E. C. (1994). Consumers and their animal companions. Journal of consumer research, 20(4). 616-632. Hair, J. F.; Ringle, C. M.; Sarstedt, M. (2011) PLS-SEM: Indeed a Silver bullet. Journal of Marketing Theory and Practice, 19(2), 139-152. Dotson, M. J. & Hyatt, E. M. (2008). Understanding dog–human companionship. Journal of Business Research, 61(5), 457-466. Jyrinki, H. (2012). Pet-related consumption as a consumer identity constructor. International Journal of Consumer Studies, 36(1), 114–120.