Resumo

Título do Artigo

ENTRE OS NÚMEROS E O ESTADO DA ARTE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO DE 2002 A 2022
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Palavras Chave

Mercado editorial
Bibliometria
Porter

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Alex Rodrigues Zani
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Carlos Roberto Domingues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com dados apresentados de forma quantitativa por meio de uma pesquisa bibliométrica, se tornando relevante para compreender o mercado editorial brasileiro a partir da produção acadêmica sobre o tema, em uma perspectiva bibliométrica e analítica de suas forças competitivas, com sugestão de agenda para estudos futuros, permitindo a pesquisadores a leitura do contexto atual deste tema de pesquisa, obter insights e identificar novas áreas que possam ser exploradas para avançar o conhecimento.
O problema de pesquisa consiste na pergunta: “quais pesquisas foram produzidas no ambiente acadêmico, no período de 2002 a 2022, acerca do mercado editorial brasileiro?” e teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliométrica, o que se produziu no ambiente acadêmico, no período de 2002 a 2022 e, a partir disso, analisar os elementos do mercado editorial brasileiro sob a ótica do modelo das forças competitivas de Michael Porter. A justificativa é baseada na importância do mercado e na necessidade do levantamento bibliométrico a partir da revisão do estado da arte nessa área.
Reimão (2018): Indústria cultural no Brasil e produção editorial brasileira comparada com outros ramos culturais industrializados; Fipe (2007), CBL, SNEL, Nielsen BookData (2022): Dados baseados em pesquisas de mercado; Mello et al (2016): Participação do Estado na indústria do livro, PNLD, PNBE, tecnologia, internet, tendências no Brasil e contexto atual; Earp e Cornis (2005): Amazon, e-commerce, e-book, print-on-demand, impressão digital e internet printing protocol e Porter (2004): Modelo das cinco forças, análise de ambiente, lucratividade, força competitiva.
O levantamento se deu na base SciELO e retornou 635 artigos, após aplicação de filtros e análise manual e individual do título, resumo e palavras-chaves, chegou-se ao resultado de 129 artigos. Com a base de dados para a pesquisa estabilizada, tendo como um apoio os softwares “Microsoft Excel” e “IRaMuTeQ”, foram realizadas as análises das produções. Os resultados da pesquisa da análise bibliométrica do mercado editorial brasileiro de 2002 a 2022 são apresentados por meio de gráficos e tabelas que apresentam os autores, título, resumo, ano de publicação, periódicos e palavras-chaves.
Identificou-se a tendência de crescimento na publicação de artigos no período de 2002 a 2022 e na quantidade de autores que publicam nesta área. Nota-se: preferência pela escrita individual; dispersão de artigos em periódicos diferentes; concentração de estudos sobre dos assuntos “livro”, “editorial”, “tradução” e “literatura” e potencial interesse pelos temas “independente”, “jornalismo”, “mulher” e “negro”; a análise porteriana refletiu o alto poder de barganha dos fornecedores e uma concentração de poder nas mãos de editoras dominantes, o que pode dificultar a entrada de novos concorrentes.
MELLO, G. A. T. de et al. Tendências da era digital na cadeia produtiva do livro. BNDS Setorial, Rio de Janeiro, n. 43, p. [41]-79, 2016. Disponível em: . Acesso em 10 fev. 2023. REIMÃO, S. Mercado editorial brasileiro. São Paulo: ECA-USP, 2018. EARP, Fabio Sá; KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES. 2005.