Resumo

Título do Artigo

ESTILO GERENCIAL E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM: PRIORIDADES A PARTIR DA PERSPECTIVA DE EMPRESÁRIOS JUNIORES DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estilo Gerencial
Oportunidades de Aprendizagem
Empresários Juniores

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Roger da Silva Wegner
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Amanda Oliveira Ramadam
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Julia Tontini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
5 - Eliete dos Reis Lehnhart
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

A liderança é um tema relevante, que pode ser ampliado para outros contextos, como nas Empresas Juniores (EJs). O estilo gerencial desenvolvido nas EJs conduz a administração dos recursos, a orientação dos integrantes e a qualidade nos serviços. A aprendizagem organizacional se caracteriza pelo processo contínuo de criar e reter informações no nível individual, grupal e organizacional. A relação existente entre o estilo gerencial e a aprendizagem organizacional vem sendo evidenciada.
No contexto das EJs percebe-se que o conhecimento é desenvolvido por meio da prática, uma vez que a criação do conhecimento é vinda do conteúdo passado pelos professores e das experiências vivenciadas pelas atividades desenvolvidas. Outrossim, podem ser destacadas múltiplas formas de aquisição de conhecimento como leituras, treinamentos, palestras, uma vez que os jovens buscam uma aproximação com a realidade do mercado de trabalho (Araújo, 2016). Portanto, se faz importante desenvolver um estudo que vise compreender o ambiente das EJs.
Um dos grandes desafios dos líderes é criar um ambiente organizacional voltado à aprendizagem. Portanto, a justificativa desta pesquisa recai sobre a necessidade de desenvolver um estudo que vise compreender os fatores mais relevantes sobre o estilo gerencial e as oportunidades de aprendizagem no cenário das empresas juniores (Ramadam et al., 2019). Esses autores sinalizam ainda para a utilização de métodos multicritérios para compreender como esses construtos se comportam nessas organizações. Além disso, não foram encontrados estudos que explorem essas temáticas no contexto das EJs.
A presente pesquisa tem como objetivo elencar as prioridades referentes ao Estilo Gerencial e as Oportunidades de Aprendizagem nas organizações, segundo a perspectiva dos empresários juniores do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa 120 empresários juniores. A análise dos dados foi desenvolvida por meio do método Analytic Hierarchy Process (AHP), os critérios e os subcritérios foram definidos a partir da Escala de Avaliação dos Estilos Gerenciais (EAEG) de Melo (2004) e da Escala de Percepção de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações (EPOA), de Mourão, Abbad e Zerbini (2014).
Os resultados evidenciaram que os empresários priorizaram os construtos “Relacionamento” e “Situacional”, demonstrando que os gestores valorizam as relações interpessoais, a facilitação, orientação e o apoio. Além disso, os resultados sinalizam a necessidade de ampliar os cuidados referentes às “Tarefas” nesse contexto.
Esse artigo contribui para a compreensão do estilo gerencial e das oportunidades de aprendizado nas Empresas Juniores, tais resultados demonstram que essas empresas estão focadas no desenvolvimento das pessoas e de suas relações interpessoais.