Resumo

Título do Artigo

VOCÊ RECONHECE QUANDO UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL SE EQUIVOCA? UM CASO DE ENSINO SOBRE CHATGPT E CONTABILIDADE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ChatGPT
Contabilidade
Questões

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Fabiano de Almeida Barboza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis / Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
2 - Jefferson Siqueira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS (FACC)
3 - Aracéli Cristina de S. Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Este caso retrata a situação de um Controller insatisfeito com profissionais contábeis dependentes do ChatGPT e que pareciam não ter conhecimento contábil independente da inteligência artificial. A Head Hunter que selecionou os profissionais demitidos pelo Controller está pressionada e desafiada a selecionar um novo profissional que corresponda ao cargo de Coordenador Contábil. A solução encontrada pela caçadora de talentos para selecionar o novo profissional relaciona-se com a criação de uma nova etapa no processo seletivo, envolvendo a avaliação de soluções do ChatGPT pelos candidatos.
Este caso foi elaborado com o intuito de desenvolver em estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis a capacidade de criticar e avaliar respostas geradas pelo ChatGPT na solução de questões. O caso aborda assuntos relacionados à base de mensuração de ativos e passivos; ética profissional; ativo imobilizado; ativo contingente; e lucro do exercício após imposto de renda e contribuição social, podendo ser trabalhado principalmente com graduandos que estejam prestes a realizar o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e com profissionais recém graduados.
O caso retratado foi inspirado em publicações realizadas nos Estados Unidos, no periódico de educação contábil da American Accounting Association (AAA); na Universidade de Wharton, na Pennsylvania; no periódico da escola de direito da Universidade Washington e Lee, na Virgínia; além de materiais publicados na imprensa nacional. Para elaboração das questões de ensino, foram coletadas informações do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade organizado pela banca Consulplan, aplicado na segunda edição do ano 2022, prova tipo 1 na cor branca.
Este caso requer o aprendizado técnico e o pensamento crítico do aluno, o qual espera-se que seja iniciado no início da graduação e tenha seu ápice quando o aluno for graduando. A disciplina Contabilidade Avançada é sugerida como adequada para uso do caso, ou outra equivalente, desde que o aluno já tenha conhecimentos sobre as normas brasileiras de contabilidade relativas à estrutura conceitual para relatório financeiro; mensuração de ativos e passivos; código de ética do contador; provisões, passivos contingentes e ativos contingentes; ativo imobilizado e tributos sobre o lucro.
RYZNAR, M. Exams in the time of ChatGPT. Washington & Lee Law Review Online, v. 80, n. 5, p. 305-322, 2023. TERWIESCH, C. Would chat GPT3 get a Wharton MBA? A prediction based on its performance in the operations management course. Wharton University of Pennsylvania, 2023. Disponível em: https://mackinstitute.wharton.upenn.edu/wp-content/uploads/2023/01/Christian-Terwiesch-Chat-GTP.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023. WOOD, D. A. et al. The ChatGPT artificial intelligence chatbot: how well does it answer accounting assessment questions? Issues in Accounting Education, v. 38, n. 4, p. 1-28, nov. 2023.