Resumo

Título do Artigo

FERRAMENTAS CRÍTICAS PARA PROMOÇÃO DA REVISÃO DE PRESSUPOSTOS EM ESG: UM CASO DE ENSINO
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Palavras Chave

ESG
Reflexão crítica
Caso de Ensino

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Vanessa Custodio Zorzetti Pollon
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Este caso de ensino apresenta o percurso da virada de gestão da IAM como Organização da Sociedade Civil, dando enfoque para pautas relacionadas a questões ESG. O caso descreve a trajetória da IAM em sua jornada de profissionalização e autonomia financeira, identificadas como ponto ideal para o desenvolvimento sustentável rumo à entrega do impacto social a que se propõe. Trata-se do relato de história real desafios e propósitos, tendo a educação como ferramenta para a criação de próxima geração mais próspera que possa ser capaz de transformar a realidade da comunidade que atua.
A pauta "ESG" amplamente discutida na atualidade incentiva a adoção de práticas sustentáveis, promoção da responsabilidade social e a melhoria da governança corporativa. A Instituição em questão reconhece que a pauta faz parte do seu negócio no seu aspecto essencial e se entende como um ator social que interage com todos os stakeholders e, portanto, conecta as demandas ESG do entorno. O objetivo do caso de ensino é fundamentar os leitores na pauta ESG propondo a utilização de ferramentas críticas de análise para promover revisão de pressupostos na temática que envolve questões ESG.
O caso de ensino fundamenta a contextualização histórica da Instituição, com dados fornecidos por sua Diretoria, fundamenta a pauta ESG e seus principais marcos liderados pelo Fórum Econômico Mundial, pela Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial e seu relatório “Who Cares Wins”, e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a “Agenda 2030”. Além da revisão de literatura destacada nas notas de ensino no que tange ao desenvolvimento de competências para promover o pensamento reflexivo nos alunos a partir de reflexões críticas embasados na proposta de Jack Mezirow.
Sugerimos que seja utilizado em disciplinas que se correlacionem com sustentabilidade ambiental, governança corporativa e responsabilidade social corporativa e suas relações com stakeholders, em cursos de pós-graduação e MBA em: negócios, finanças, comércio exterior, marketing, planejamento estratégico, empreendedorismo, gestão de pessoas, gestão social, gestão humana e social, gestão ambiental, administração de empresas e administração estratégica de negócios.
Cotter, R. J. (2014). Reflexive spaces of appearance: Rethinking critical reflection in the workplace. Human Resource Development International, 17(4) Mezirow, J. (2018). Teoria da aprendizagem transformadora. Em Teorias Contemporâneas Da Aprendizagem (Pp. 114-128). Routledge. Mezirow, J., & Marsick, V. (1978). Educação para a Transformação da Perspectiva. Programas de Reentrada Para Mulheres Em Faculdades Comunitárias. United Nations. (2023). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas No Brasil.