Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE MODELO DE DIAGNÓSTICO DE ESTÁGIO DE MATURIDADE APLICADO NAS STARTUPS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diagnóstico de Maturidade
CERNE
Incubadora

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - André Felipe Martins Xavier
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
2 - Zoraide da Fonseca Costa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
3 - Marcos Roberto Kuhl
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
4 - Cláudia Crisostimo
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - Guarapuava

Reumo

Este estudo busca apresentar um diagnóstico de avaliação da maturidade das startups colocando as empresas em um nível considerado adequado, de acordo com o seu estágio de desenvolvimento, e permitindo uma melhor visualização do que precisa fazer para então evoluir para o próximo nível. Principalmente com o intuito de conduzir o empreendedor por um caminho que apresenta menos riscos nesse percurso, pois existe uma série de desafios principalmente para quem está iniciando esta nova fase, repleta de dúvidas e anseios.
As incubadoras são fonte valiosa de estruturação de empresas em estágios iniciais, especialmente para que startups possam desenvolver suas ideias e então estarem prontas para se lançar no mercado. Esta pesquisa foi realizada e testada em 2021 com 6 startups situadas e incubadas na Incubadora Tecnológica de Guarapuava (INTEG), que faz parte da Agência de Inovação Tecnológica (NOVATEC), da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), universidade situada em Guarapuava, estado do Paraná.
A partir deste cenário a Incubadora Tecnológica da Unicentro (INTEG), está passando pela certificação do Cerne 2, assim solicitou ajuda na construção de um diagnóstico de estágio de maturidade das Startups que estão residentes na INTEG. Esse diagnóstico, visa cumprir o requisito 1.3.3 – Monitoramento, que visa acompanhar os empreendimentos para analisar seus estágios e criar planejamentos com planos de ações, visando acelerar as evoluções da empresa dentro da incubadora e assim alcançar o processo de graduação, momento no qual ela já está preparada para se lançar no mercado.
Após ter feito o mapeamento das Startups, enviou o questionário para elas. Assim que todas as Startups responderam o questionário, os resultados foram tabulados pela plataforma do Excel. Então cada uma das Startups passou pelas perguntas de cada área ou tema (Modelo de Negócio, Comercial e Vendas, Aspectos Jurídicos, Gestão da Inovação e da Tecnologia, Pessoas, Aspectos Financeiros e Contábeis e Alavancagem). Por fim, foi realizado uma média de todas as áreas, para que a Startup possa ter uma média única. Essa média única foi realizada para ajudar na classificação do estágio de maturidade.
Como resultados, foram identificados os estágios que cada startup se encontrava, sendo que 4 (quatro) delas foram classificadas no estágio “Mercado” e 2 (duas) no estágio “Produto”. A Startup F, ficou com a maior média de 7,6 pontos e a Startup D com a menor média de 4,1 pontos. Além disso, demonstrou também quais foram os pontos fortes e de melhoria da Incubadora, nesse caso o Tema “Pessoas” apresentou a maior nota, com uma média de 6,9 pontos, enquanto a área de “Alavancagem” apresentou a menor média, com 5,3 pontos.
Com êxito conseguiu-se aplicar a ferramenta com todas as startups residentes e classificá-las de acordo com seu estágio de maturidade, através das áreas de negócios questionadas. Por fim gerou um radar visual e uma média das áreas de negócios, facilitando assim a visualização dos pontos fortes e de melhorias para cada uma. O trabalho foi entregue, a INTEG que poderá seguir adiante, no que diz a este tópico, para a Certificação do CERNE 2. Este trabalho serve para estudos na linha de inovação e tecnologia voltado a trabalho técnicos, que visam solucionar um problema encontrado nas empresas.