Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA ESPIRITUALIDADE NO LOCAL DE TRABALHO NA RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Espiritualidade no local de trabalho
Capacidade de aprendizagem organizacional
Desempenho organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho

Autores

Nome
1 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
2 - Fabiano Goldacker
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

A espiritualidade contribui para a aprendizagem organizacional (Deshpande, 2012) e para o desempenho organizacional (Garg, 2018). O interesse pela espiritualidade no local de trabalho tem motivado pesquisas empíricas na área de Administração. Embora a espiritualidade no local de trabalho seja cada vez mais considerada como uma importante área de estudo, a forma como ela se relaciona com outras variáveis precisa ser mais estudada para evitar que as organizações adotem a espiritualidade somente para melhorar resultados e não se preocupem com o bem-estar espiritual das pessoas (Garg, 2018).
O problema investigado por esta pesquisa é identificar qual a influência que a espiritualidade no local de trabalho exerce na relação da capacidade de aprendizagem organizacional (CAO) e o desempenho organizacional (DO). A problemática apresentada determina o objetivo geral desta pesquisa, que é avaliar a influência da espiritualidade no local de trabalho na relação da capacidade de aprendizagem organizacional com o desempenho organizacional.
Para Deshpande (2012), a espiritualidade influencia a capacidade de aprendizagem organizacional, o que exerce impacto positivo nos colaboradores e nos resultados da empresa. Práticas de desenvolvimento do ser humano aprimoram as habilidades dos trabalhadores e a vontade de melhorar seu desempenho (Amin et al., 2018). Garg (2018) comenta que a espiritualidade no local de trabalho contribui para aumentar a integração da empresa com a comunidade local, com seu país e com o planeta, fornecendo uma imagem positiva da organização para além da prestação do serviço ou venda de um produto.
A pesquisa utilizou modelos lineares hierárquicos. Por meio do método Evaluation Based on Distance from Average Solution os dados das variáveis foram aglutinados para apresentar um resultado agrupado. Os dados foram inseridos no software SPSS para fins de agrupamento da variável moderadora de acordo com os níveis de espiritualidade (baixo e alto). O agrupamento foi feito por meio de uma análise de cluster por K-médias. Foi utilizada uma equação para analisar o efeito dos níveis de espiritualidade no local de trabalho na relação entre capacidade de aprendizagem e desempenho organizacional.
Os níveis de espiritualidade exercem efeito moderador positivo sobre a relação entre as variáveis CAO e DO. Quanto maior o nível de espiritualidade, maior é o efeito moderador que esta variável exerce sobre a relação entre as variáveis CAO e DO, o que permite confirmar a hipótese desta pesquisa. O efeito moderador do nível de espiritualidade aumenta na medida em que a relação entre as variáveis independente e dependente se intensifica, pois o nível de espiritualidade alto exerce a maior moderação (valor mais alto = 0,867), seguido do nível de espiritualidade baixo (valor mais alto = 0,797).
A espiritualidade no local de trabalho permanece um tema permeado pela subjetividade e que demanda uma mudança de paradigma nas organizações. Mas a confirmação da hipótese trouxe mais considerações sobre como reconhecer oportunidades para aproveitar a espiritualidade para aumentar a capacidade de aprendizagem e o desempenho organizacionais. A presença da espiritualidade no local de trabalho leva os colaboradores a acreditar ainda mais que seus esforços fazem a diferença para os resultados organizacionais, pois uma equipe mais produtiva se motiva e se inspira para obter melhores resultados.
Amin, M.; Wisnieski, J.; Askar, M.; Syed, I. (2018). Towards a theory of spirituality in the workplace. Competitiveness Review International Business Journal. 14(1). 102-107 Deshpande, A. (2012). Workplace spirituality, organizational learning capabilities and mass customization: an integrated framework. International Journal of Business and Management. 7(5). 3-18. Garg, N. (2018). Workplace spirituality and employee well-being: an empirical exploration. Journal of Human Values. 23(2). 129-147. https://doi.org/10.1177%2F0971685816689741