Resumo

Título do Artigo

USANDO META-ANÁLISE PARA ENTENDER AS DETERMINANTES DA ESCOLHA E INFLUÊNCIA DOS ASSESSORES FINANCEIROS NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Fusões & Aquisições Internacionais
Assessores financeiros
Desempenho financeiro

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Leandro Rodrigues de Oliveira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira
Politécnico de Leiria - CARME
4 - Anderson Nery Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
5 - Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi
Universidade do Algarve - Faculdade de Economia

Reumo

As fusões e aquisições (F&A) são utilizadas pelas empresas para crescimento organizacional e expansão de mercados. Nestas F&A os assessores financeiros atuam aconselhando os adquirentes e alvos em toda a operação a fim de obter desempenho financeiro positivo (Loyeung, 2019), reduzindo assimetrias de informações e custos de transação (Servaes & Zenner, 1996). Os assessores financeiros são escolhidos para aconselhar em F&A, principalmente, sob o pressuposto de que agregam valor nas F&A (Loyeung, 2019).
Algumas pesquisas mostram que as determinantes para escolha e influência dos assessores financeiros nas F&A estão relacionadas a sua capacidade de gerar desempenho financeiro positivo (Al – Sabri, 2022). Outras pesquisas mostram que os resultados ainda são contraditórios ou inconclusivos (Hunter & Jagtiani, 2003). A partir de 46 artigos revisados sistematicamente, nesta meta-análise o objetivo é determinar quais características dos assessores financeiros impactam positivamente no desempenho das F&A e, se a reputação dos assessores financeiros modera positivamente essa relação.
O papel e influência dos assessores financeiros em F&A tem sido examinado mais profundamente na área de finanças, e muito menos na área de estratégia e negócios internacionais ou outras áreas de administração (Gouveia et al., 2020). A maioria das pesquisas mostram que os assessores financeiros estão relacionados ao desempenho financeiro das F&A de empresas, em diversos contextos empíricos. A pesquisa nesta área enfatiza aspecto da escolha racional e perspectivas teóricas dos custos de transação, por exemplo a melhor escolha e maiores retornos.
Este estudo é meta-analítico com suporte em uma revisão sistemática da literatura (RSL), cuja amostra final resultou em 46 artigos. A partir desta amostra final identificamos e codificamos 822 variáveis. Consideramos apenas estudos cujas variáveis independentes eram características dos assessores financeiros (Financial Advisor) e como variáveis dependentes as que mensuravam o desempenho das F&A (Performance). Adicionalmente, todas as variáveis de reputação dos assessores financeiros foram classificadas como moderadora (Reputation).
As pesquisas sobre F&A ainda divergem sobre o impacto positivo dos assessores financeiro no desempenho financeiro das F&A (Loyeung, 2019). O desempenho financeiro das F&A tem sido uma das grandes especulações nas pesquisas sobre assessores financeiros em F&A, assim como tem sido o foco das principais pesquisas no contexto geral de F&A (Ferreira et al., 2017). Embora não se tenha um resultado consensual, um número significativo de estudos (Loyeung, 2019; Guo et al., 2020) tem mostrado que os assessores financeiros são capazes de agregar valores (resultados positivos) nas F&A.
Os principais achados apontam que a experiência, a competência, o menor número de assessores financeiros aconselhando, os altos honorários pagos e a reputação dos assessores financeiros estão positivamente relacionadas com o desempenho das F&A. Quanto a moderação proposta nesta meta-análise, a reputação dos assessores financeiros modera somente a relação entre a experiência e o desempenho das F&A. Estas variáveis identificadas nos estudos da amostra sintetizam as principais características dos assessores financeiros que são determinantes para a escolha e influência no desempenho das F&A.
Loyeung, A. (2019). The role of boutique financial advisors in mergers and acquisitions. Australian Journal of Management, 44(2), 212–247. https://doi.org/10.1177/0312896218792970 McCarthy, K. J., & Noseleit, F. (2022). Too many cooks spoil the broth: On the impact of external advisors on mergers and acquisitions. Review of Managerial Science, 16(6), 1817–1852. https://doi.org/10.1007/s11846-021-00467-8.