Resumo

Título do Artigo

Organizações inovadoras sustentáveis: desafios e oportunidades em busca pela vantagem competitiva
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Inovação
Sustentabilidade
Organizações Inovadoras Sustentáveis

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marcia Pires de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

Essa pesquisa é motivada pela relevância dada na atualidade aos temas de inovação e de sustentabilidade, bem como à necessidade de inserir as dimensões ambiental, econômica e social, visando à inovação sustentável. Com vistas a isso, o estudo realizado apresenta uma revisão da literatura que busca enriquecer a pesquisa da inovação sustentável nas organizações. Pretende-se também investigar as dificuldades e perspectivas para as organizações que adotam práticas inovadoras sustentáveis.
Este trabalho tem como objetivo abordar, através de revisão de literatura, como a sustentabilidade e a inovação contribuem para as organizações e os desafios e oportunidades para as empresas que desenvolvem práticas inovadoras sustentáveis (SILVA, 2016). A pesquisa pretende contribuir para as discussões que debatem estratégias de inovação e sustentabilidade associados aos objetivos de natureza socialmente responsáveis (ARAÚJO; CORREIA; CÂMARA, 2022a). Problema de pesquisa: como inserir o meio ambiente como parte constituinte do planejamento das organizações?
O artigo primeiramente levanta a relação entre sustentabilidade e inovação. Em seguida, aborda a questão do desenvolvimento sustentável, por meio de uma contextualização histórica do progresso da corrente. Por fim, é apresentado o conceito de organizações inovadoras sustentáveis, salientando a importância de a empresa inovar levando em conta as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica e social.
A metodologia utilizada nesta pesquisa destaca-se pelo seu caráter bibliográfico, sendo, portanto, uma revisão de literatura. A pesquisa foi realizada em 2023, constituindo-se no período em que os dados foram coletados e analisados. Foi realizada uma busca sistemática na plataforma “Periódicos Capes/Mec”, tendo como foco os termos “Organizações inovadoras sustentáveis”, em busca por assunto. A metodologia utilizada nesta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a análise de conteúdo clássica.
Os resultados obtidos demonstram que a preocupação com a sustentabilidade na inovação impacta na geração de vantagem competitiva. O estudo também enfatizou a necessidade das organizações se tornarem inovadoras sustentáveis, na medida em que a atual configuração de mercado dá sinais de que esse será o caminho para melhor desempenho de mercado e geração de vantagens competitivas duradouras. Considerar essa perspectiva oferecendo-lhe uma abordagem apropriada é um dos principais desafios para o ajuste das empresas ao modelo de organização inovadora sustentável.
Percebe-se que o princípio de organização inovadora sustentável é um reflexo às pressões organizacionais por uma empresa que consiga inovar com eficiência no aspecto econômico, porém com responsabilidade social e ambiental. Diante disso, legitima-se um novo sentido de produção onde a sustentabilidade e a inovação percorrem juntas. O modelo das organizações inovadoras sustentáveis vem alcançando cada vez mais espaço nas principais organizações.
BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras sustentáveis: uma reflexão sobre o futuro das organizações. [s.l: s.n.]. BARBIERI, J. C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 146–154, jun. 2010. CALAZANS, L. B. B.; SILVA, G. Inovação de Processo: Uma Análise em Empresas com Práticas Sustentáveis. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 5, n. 2, p. 115–129, 1 ago. 2016 TODOROV, M. D. C. A.; KNIESS, C. T.; MARTINS, C. B. Competências de Gerentes de Projetos Sustentáveis. Revista de Gestão e Projetos, v. 4, n. 3