Resumo

Título do Artigo

MEU HUMANO VOLTARÁ? a problemática do abandono animal na perspectiva do marketing macrossocial
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Palavras Chave

marketing macrossocial
abandono de animais
mapeamento de sistemas

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Achilem Estevam da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

O alastramento do abandono de animais se configura como um problema perverso, permitindo que seja identificada a ocorrência de negligência animal como algo entranhado na sociedade, de modo que, estratégias preventivas são cruciais para a eliminação desse problema social (Monsalve et al., 2018). De modo que é importante entender quais os fatores influenciadores para externalidades do crescimento do abandono, a partir da compreensão das interações das instituições e dos atores do cenário emergem reflexões transformativas para minimizar a problemática resultando em mudanças formais e informais.
A problemática deste estudo se configura em compreender como a perspectiva do marketing macrossocial pode promover sugestões de ações para as instituições e os atores do cenário analisado, a fim de minimizar a problemática do abandono animal? E como objetivo geral o estudo busca identificar as interações das instituições e dos atores que constituem o cenário de abandono de animal a partir da perspectiva de marketing macrossocial, a fim de identificar ações que promovam a redução desta problemática.
O marketing macrossocial se configura como o uso do marketing social para promover a mudança sistêmica holística. A interseção da sociedade e do marketing se preocupa com problemas sistêmicos, e a partir do pensamento holístico aborda tais problemas perversos (KENNEDY, 2017). Assim, é possível identificar onde os problemas sistêmicos ocorrem e reforçam o problema individual e, por fim, ao considerar os efeitos sistêmicos de suas intervenções, encontrar uma solução viável que permita a mitigação de consequências não intencionais (KENNEDY; SANTOS, 2019).
O presente estudo se configura em uma abordagem qualitativa com objetivos explicativos a fim de conectar ideias para compreensão das causas e efeitos da problemática a partir do mapeamento das interações do sistema de abandono de animais por meio da metodologia Soft System Methodology (SSM). A viabilização da pesquisa ocorreu por meio de entrevistas e da observação participante entre os meses de setembro e dezembro de 2022 nos municípios de Areia e Remigio na Paraíba.
Assim, essa pesquisa permitiu a compreensão da problemática do abandono animal no campo do Marketing social, além de avançou em contribuições práticas ao promover achados para o desenvolvimento de sistemas de manejo animal com enfoque em medidas ordenadas de curto, médio e longo prazo - a exemplo da arrecadação de recursos, castrações e formulação de legislações eficientes contra o abandono e maus tratos-, envolvendo todas as partes interessadas cocriando os processos para um impacto coletivo e colaborativo nos multiníveis.
Conclui-se que comparações entre o modelo conceitual e a realidade sugerem alterações possíveis e desejáveis, as quais partem de uma perspectiva macro, permitindo o pensamento crítico e sistêmico dos atores/instituições para a incorporação de perspectivas de eficiência no processo de planejamento e desenvolvimento dos programas de arrecadação de recursos, castrações e aplicação da legislação. As sugestões se referem a alternativas de melhoria da comunicação e da limitação de recursos financeiros e de pessoal para garantir o desenvolvimento de programas eficientes pelas instituições.
1. Kennedy, A. M., & Parsons, A. (2012). Macro‐social marketing and social engineering: a systems approach. Journal of Social Marketing. 2. Kennedy, A. M., & Santos, N. (2019). Social fairness and social marketing: An integrative justice approach to creating an ethical framework for social marketers. Journal of Social Marketing. 3. Monsalve, S., Hammerschmidt, J., Izar, M. L., Marconcin, S., Rizzato, F., Polo, G., & Garcia, R. (2018). Associated factors of companion animal neglect in the family environment in Pinhais, Brazil. Preventive veterinary medicine, 157, 19-25.