Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NA REDE SWAN HOTÉIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Hotelaria
Responsabilidade socioambiental

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Vânia Jaíne Homem
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo
2 - Moema Pereira Nunes
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Curso de Administração de Empresas
3 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA

Reumo

O aumento da conscientização dos consumidores está trazendo novas tendências para a hotelaria, sendo a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar os principais fatores que estão atraindo os viajantes em 2022 (CALIXTO, 2021). Além disso, o setor hoteleiro, que tem entre suas maiores despesas os consumos de água e de energia elétrica e que gera alto volume de plástico em sua operação, torna a busca por alternativas sustentáveis quase que obrigatória. Essa é a situação da Rede Swan Hotéis, fundada em 1993, da iniciativa de empresários da região do Vale dos Sinos.
Esta pesquisa busca analisar como a Rede Swan tem promovido a sustentabilidade ambiental em suas unidades. Considerando os benefícios a serem gerados para a empresa e para todas as partes interessadas, apresentam-se como objetivos específicos: identificar ações ambientalmente sustentáveis que a rede já aplica; analisar a viabilidade financeira da utilização de novos produtos e serviços ecologicamente corretos; identificar o valor da sustentabilidade ecológica do ponto de vista dos hóspedes.
A fundamentação teórica abordou os temas sustentabilidade e sustentabilidade na hotelaria.
Elegeu-se o método de estudo de caso na rede Swan de Hotéis. Para a condução do estudo selecionou-se, como unidades de análise, os seis hotéis da Rede Swan, localizados no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa contou com diferentes técnicas de coleta de dados, entrevistas, levantamento junto aos clientes e análise documental, permitindo uma visão ampla da organização.
Os resultados demonstram que a rede Swan Hotéis aplica alguns requisitos de sustentabilidade, mas que ainda tem como foco principal a lucratividade do negócio, não se destacando tanto com as questões ambientais. Assim ainda são muito reduzidos o engajamento e a percepção geral da importância da adoção dos procedimentos de sustentabilidade nos hotéis, não sendo disseminada a importância da obtenção e a manutenção da qualidade ambiental que permite o alcance de melhores condições e de qualidade de vida para toda a sociedade.
A rede Swan Hotéis está adotando uma postura de responsabilidade, por meio de práticas voltadas à sustentabilidade e que trabalham os fatores ambientais, sociais e econômicos em conjunto, com o intuito de atingir seus resultados e metas. Mas, conforme essa pesquisa, por vezes os seus hóspedes não percebem as ações aplicadas. Acredita-se que práticas muito mais complexas e completas poderiam ser realizadas para uma hotelaria sustentável.
FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2017, v. 15, n. 3, pp. 667-681. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2022. VAN DER BYL, C. A.; SLAWINSKI, N. (2015). Embracing Tensions in Corporate Sustainability: A Review of Research From Win-Wins and Trade-Offs to Paradoxes and Beyond. Organization and Environment, 28(1), 54–79.