Resumo

Título do Artigo

ANONIMATO E GARANTIA DE AUTENTICIDADE NO MERCADO DE LUXO DE SEGUNDA MÃO
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Luxo de Segunda Mão
Garantia de autenticidade
Anonimato

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Juliana Donzelli
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Marcos Rogério Mazieri
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Leonardo Vils
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Estudos em comportamento do consumidor indicam que a intenção de compra tem como antecedentes a atitude em relação ao produto ou serviço, normas subjetivas e percepção de controle do comportamento (Ajzen & Fishbein, 1980; Fishbein & Ajzen, 1975). Embora o foco da literatura continue sendo o setor de segunda mão ou o setor de luxo, ultimamente, mais atenção tem sido dada ao entendimento do luxo de segunda mão (Stolz, 2022).
As relações entre intenção de compra de produtos de luxo segunda mão com normas subjetivas e percepção do controle do comportamento é potencializada pelo anonimato e garantia de autenticidade? O objetivo é analisar se há aumento das relações entre normas subjetivas e percepção do controle do comportamento com intenção de compra com a utilização de anonimato e garantia de autenticidade.
As pessoas sentem mais constrangimento ao comprar produtos íntimos na presença de outras pessoas, segundo pesquisas sobre o constrangimento do consumidor (Dahl et al., 2001). Adicionando ao constrangimento pessoal dos consumidores, temos as normas subjetivas oriundas da Teoria do Comportamento Planejado.Dentre algumas barreiras para a aquisição de produtos de luxo em segunda mão, a autenticidade das peças desponta como uma preocupação. (dos Santos, 2019; Autenticidade, 2021)
O método proposto para o desenvolvimento desta pesquisa foi quantitativo de caráter descritivo, sendo a abordagem positivista e descritiva. A população de interesse que contribuiu para atingir os objetivos propostos para essa pesquisa foram consumidores e não consumidores de produtos de luxo de segunda mão, oriundos de ambientes físicos (off-line) e/ou online.
H1 – “O anonimato amplia a relação entre normas subjetivas e intenção de compra de produtos de luxo de segunda mão” não foi confirmada H2 – “A garantia de autenticidade amplia a relação entre a percepção de controle do comportamento e a intenção de compra de produtos de luxo de segunda mão” não foi confirmada H3 – “Existe relação positiva entre percepção de controle do comportamento e a intenção de compra de produtos de luxo de segunda mão” foi confirmada H4 – “Existe relação positiva entre normas subjetivas e a intenção de compra de produtos de luxo de segunda mão” foi confirmada
A partir deste trabalho, identificou-se que anonimato não amplia a relação entre normas subjetivas e a intenção de compra de artigos de luxo de segunda mão, evidenciando que os consumidores não se sentem ou se sentiriam constrangidos, se fossem vistos adquirindo os itens. Outra contribuição que se pode mencionar é que garantia de autenticidade não amplia a relação entre percepção de controle de comportamento e intenção de compra de produtos de luxo de segunda mão, o que pode ser considerado contraditório, uma vez que o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de produtos falsificados.
Adıgüzel, F., & Donato, C. (2021). Upcycled vs. Recycled Products by Luxury Brands: Ajzen, I. and Fishbein, M. (1980), Understanding Attitudes and Predicting Social Behavior, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ. Ajzen, I. The Theory of Planned Behavior. Organ. Behavior Human Decisions. Proc. 1991, 50, 179–211. Ajzen, I. (2002). Perceived behavioral control, self‐efficacy, locus of control, and the theory of planned behavior 1. Journal of Applied Social Psychology, 32(4), 665-683.