Resumo

Título do Artigo

COZINHA REGIONAL: CONCEITO E AGENDA DE PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

comportamento do consumidor
alimentação
cozinha regional

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Marcelo Dias de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - André Francisco Alcântara Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)
3 - Cristiana Fernandes De Muylder
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - PPGAdm

Reumo

A compreensão do comportamento do consumidor tem sido um constante desafio para os pesquisadores e para o mercado. No âmbito do comportamento do consumidor de alimentos, verificou-se que pesquisas sobre a cozinha regional ainda são pouco exploradas academicamente fora do contexto do turismo. Tais pesquisas, apesar de tratarem de uma temática só, apresentam uma gama de termos diversa e ampla. Assim, a busca de um conceito que possa retratar as múltiplas questões inerentes à alimentação pode propiciar uma coerência na utilização desse termo, evitando assim usos empregados de forma equívoca.
Dada à gama de conceitos existentes inerentes à cozinha regional este artigo possui como objetivo entender o que é esta cozinha, apresentando uma proposta de terminologia e apontando possibilidades de estudos, em uma agenda de pesquisas, considerando o comportamento de consumo desse tipo de alimento.
Evidenciou-se que na literatura foram encontrados termos como culinária regional, cozinha tradicional, comida local, comida tradicional, comida regional, cozinha local e cozinha regional. A cozinha se articula com a dimensão regional, pontuando como os territórios geograficamente estabelecidos tendem a expressar através do comer as identidades culturais que constroem essa cozinha, por meio da comida, da comensalidade e a culinária. Assim, ela não pode ser reduzida a um repertório de ingredientes, nem convertida em fórmulas ou combinações de elementos cristalizados no tempo e no espaço.
Face às diversas nomenclaturas que são utilizadas de maneira semelhantes e à gama de influências que sofre a cozinha regional, faz-se necessário propor um conceito referente a essa cozinha, no intuito de que as futuras pesquisas tenham uma referência comum, evitando assim análises e conclusões equivocadas ou mal interpretadas.
Buscou-se a partir dos diversos conceitos sobre alimentação regional (e afins) propor um conceito que pudesse unificar os diversos significados oriundos dos temos sobre alimentação regional, sem desprezar o que cada definição possui. Assim, propõe-se que este termo seja definido como ‘o conjunto de símbolos e significados inerentes ao comer, à prática culinária e à preparação, bem como aos ingredientes e aos hábitos de consumo que são característicos de uma determinada região ou espaço geográfico identificado culturalmente’.
Aguiar, E. P. S., & Melo, S. M. C. de. (2018). Um estudo da influência da cozinha internacional sobre a cozinha regional de Canoa Quebrada – CE. Revista de Turismo Contemporâneo, 6(1), 151–170. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1id10761. Kim, S., Choe, J. Y., King, B., Oh, M., & Otoo, F. E. (2022). Tourist perceptions of local food: A mapping of cultural values. International Journal of Tourism Research. https://doi.org/10.1002/jtr.2475