Resumo

Título do Artigo

Conexão entre competências individuais e competências organizacionais: uma reflexão sobre os estudos do tema
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências essenciais
Bibliometria
Organizações

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Claudia Lustosa de Mello
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Marcelo Roger Meneghatti
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel-PR

Reumo

As competências individuais e organizacionais são importantes áreas de estudo que, se analisadas em conjunto, proporcionam maior entendimento sobre o tema. O crescente número de publicações a respeito do tema mostra a sua importância e também justifica uma análise organizada de sua literatura, que demonstre os principais autores e os caminhos tomados por estes para a compreensão da relação com a vantagem competitiva organizacional.
Embora a análise tenha sido dos últimos dez anos, a teoria de Prahalad e Hamel (1990) embasa este estudo, bem como os conceitos e definições de competências organizacionais. A pergunta que se pretende responder com este estudo é: Qual a conexão entre competência organizacional e competências individuais abordados nos artigos publicados entre os anos 2013 e 2023? O objetivo é analisar as publicações produzidas no período mencionado sobre competência organizacional e competências individuais, na base de dados Web of Science, por meio de técnicas bibliométricas.
Nesta pesquisa buscou-se analisar as publicações sobre competências organizacionais e competências individuais na base de dados Web of Science, produzidas entre 2013 e 2023, por meio de técnicas bibliométricas.
Realizou-se uma análise quantitativa de 695 artigos e os principais resultados conectam as competências individuais e organizacionais, permeando temas como o conhecimento, a inovação, a sustentabilidade, entre outros.
A rede de cocitação abordou a base teórica que serviu para o desenvolvimento do tema pesquisado. A relação entre as competências organizacionais e individuais, pela perspectiva do resultado das cocitações, dá-se por meio do entendimento de como tais competências tornam-se vantagem competitiva para as organizações, de que maneira essas competências podem ser estratégicas e, além disso, como as competências são desenvolvidas por meio do conhecimento.
Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, 17(1), 99-120. Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review, 14(4), 532–550. https://doi.org/10.2307/258557 Eisenhardt, K. M., & Martin, J. A. (2000). Dynamic capabilities: what are they?. Strategic management journal, 21(10‐11), 1105-1121. Prahalad, C. K., & Hamel, G. (n.d.). The Core Competence of the Corporation. Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, 18(7),