Resumo

Título do Artigo

Soft skills e o desempenho percebido: um estudo com tutores da educação a distância
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Palavras Chave

Habilidades Interpessoais
Avaliação de desempenho percebido
Modelagem de Equações Estruturais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Ana Claudia Lustosa de Mello
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Vinicius Abilio Martins
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e em Administração (PPGAdm)
3 - Delci Grapegia Dal Vesco
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - cascavel

Reumo

O recurso humano é uma das categorias dos recursos que pode ser gerenciado pela organização e com este é possível criar valor de uma forma que dificilmente será copiada por outra organização, o que possibilita que a empresa tenha vantagem competitiva e diferencie-se da concorrência, mesmo que tenham custos e qualidade aproximadas. Dentro deste contexto, as habilidades comportamentais (soft skills) serão mais críticas em se tratando de predição de resultados organizacionais se forem tão trabalhadas quanto às habilidades técnicas (hard skills) e realmente demonstradas no ambiente organizacional.
O estudo que será relatado neste artigo procura explorar as relações entre algumas soft skills dos tutores para as atividades exigidas em sua atuação profissional e a autopercepção de seu desempenho. Nesse sentido, a questão norteadora desta pesquisa é: de que maneira as soft skills impactam no desempenho percebido dos tutores da educação a distância? O objetivo desta pesquisa é relacionar algumas habilidades com o desempenho percebido dos tutores de instituições de ensino superior do Brasil.
Tutoria na educação a distância no ensino superior; Desempenho percebido e classificação das soft skills.
Seguiu-se uma abordagem quantitativa, com dados coletados por meio de um questionário online, obtendo-se uma amostra de 103 respondentes, sendo tutores de instituições públicas e privadas do Brasil. Foram selecionadas 6 dimensões com base na literatura: desempenho percebido geral, desempenho percebido de gestão, resolução de problemas, comunicação, motivação e gestão do tempo. Para a análise dos dados usou-se a Modelagem de Equações Estruturais, por meio de abordagem de duas etapas.
Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel e exportados para o aplicativo SmartPLS4. Por se tratar de uma abordagem na qual as variáveis latentes são de segunda ordem, utilizou-se a abordagem de duas etapas, que analisa primeiramente as dimensões de primeira ordem e, posteriormente, uma variável latente de segunda ordem. No caso deste modelo, as quatro dimensões das soft skills foram modeladas como variáveis de primeira ordem e as soft skills como uma variável de segunda ordem.
Este estudo propôs a utilização de sete constructos para explicar a relação entre as habilidades interpessoais dos tutores, ou as soft skills, e o desempenho percebido destes, com instrumentos adaptados, resultando em: desempenho percebido de gestão, desempenho percebido geral, comunicação, resolução de problemas, motivação e gestão do tempo. Todas as hipóteses levantadas no referencial foram estaticamente significantes, verificando-se que tais soft skills impactam no desempenho percebido dos tutores.
Ozkan, S., & Koseler, R. (2009). Multi-dimensional students’ evaluation of e-learning systems in the higher education context: An empirical investigation. Computers and Education, 53(4), 1285–1296. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.06.011 PEREIRA, L. M. R. (2014). Inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente: construção e evidências de validação (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador). Robles, M. M. (2012). Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today’s workplace.