Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESG (ENVIRONMENTAL, SOCIAL, AND GOVERNANCE) NO SETOR PORTUÁRIO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
ESG
Portos

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Giovana Bueno
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis
2 - Ademar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pòs-Graduação em Administração
3 - Ana Regina de Aguiar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Adolfo Melo

Reumo

No setor portuário, os gestores necessitam de ferramentas para melhorar o desempenho alinhado a metas ESG (Santos & Pereira, 2022). Os portos se destacam pelas importantes ligações entre as economias globais e como pontos estratégicos para o desenvolvimento dos países (Di Vaio, Varriale, & Alvino, 2018). Sua importância reflete além do desempenho econômico, no desempenho social e ambiental (Stanković et al., 2021). No entanto, apesar dos benefícios econômicos, a atividade também é capaz de impactar negativamente no meio ambiente e na comunidade das regiões portuárias (Caliskan, 2022).
Há lacunas de estudos que tratem desse tema, especificamente que relacionem a avaliação de desempenho com os critérios ESG no setor portuário (Santos & Pereira, 2022). Lemes et al. (2022) reportam a necessidade de uma pesquisa bibliométrica que permita analisar o método e um conjunto de indicadores do ESG nesse setor. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as principais características das publicações internacionais sobre a avaliação de desempenho do ESG no setor portuário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com o uso do instrumento ProKnow-C de Ensslin et al. (2010).
Ao avaliar o desempenho dos portos se faz necessário estabelecer indicadores que englobem não apenas os aspectos econômicos (Molina-Serrano et al., 2020). Para isso, os gestores necessitam de ferramentas para melhorar o desempenho ESG. O termo ESG (Environmental, Social and Governance) se refere ao meio ambiente (Environmental), a fatores sociais (Social) e de governança (Governance). Iniciativas com métricas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e ESG são utilizadas como referência na avaliação de desempenho para comparar o meio ambiente, os impactos sociais e de governança
A dimensão Ambiental é a mais reportada na literatura, a Social aparece em 48% dos estudos e a Governança somente em 3%. Tanto o campo acadêmico quanto a prática do setor portuário têm focado principalmente às questões ambientais, com menor atenção ao demais impactos. Esses resultados revelam que o campo científico não avançou na mesma velocidade que a prática, no âmbito da avaliação de desempenho do ESG no setor portuário. Enquanto ESG é a realidade de muitas organizações, os estudos sobre esse tema no setor portuário ainda são escassos.
ESG é refletida nas preferências dos consumidores, que cada vez mais exigentes nesse tema, se posicionam cobrando ações diferenciadas das organizações com maior ética e transparência, com ênfase nos quesitos sociais e ambientais. Com isso, os portos são estimulados a pensar em ações que considerem o equilíbrio com o progresso e os aspectos sociais e ecologicamente corretos (Sengar, Garg, & Raju, 2018). A avaliação de desempenho ESG pode transmitir a sociedade uma resposta positiva diante das pressões legais e das expectativas das partes interessadas (Santos & Pereira, 2022; Puig et al., 2014).
Santos, M. C., & Pereira, F. H.(2022)ESG performance scoring method to support responsible investments in port operations. Case Studies on Transport Policy 10(1)664-673 Ensslin, L., Ensslin, S. R., Lacerda, R. T. D. O., & Tasca, J. E.(2010)ProKnow-C, knowledge development process-constructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI Brasil 10(4) Stanković, J. J., Marjanović, I., Papathanasiou, J., & Drezgić, S.(2021)Social, economic and environmental sustainability of port regions MCDM approach in composite index creation Journal of Marine Science and Engineering 9(1)