Resumo

Título do Artigo

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas no Contexto da Sustentabilidade: Revisão da Literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas
Sustentabilidade
Revisão de Literatura

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Luísa de Oliveira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Campus Goiabeiras
2 - Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - PPGADM - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Como nos últimos anos tem havido aumento de pressão para que as organizações se tornem mais sustentáveis em seu desenvolvimento, há um aumento na busca por políticas e práticas de gestão de pessoas (GP) que considerem tanto os resultados econômicos, quanto o impacto social e ambiental (TEIXEIRA; POLLON; MORAES, 2021). Assim, visto que a GP no contexto da sustentabilidade é um campo novo de estudos e que não apresenta uma literatura homogênea (KRAMAR, 2014; RANDEV; JHA, 2019), há espaço para acumular e aprofundar conhecimentos sobre as políticas e práticas de GP neste contexto.
Visto que a GP no contexto da sustentabilidade é um campo novo de estudos e que não apresenta uma literatura homogênea (KRAMAR, 2014; RANDEV; JHA, 2019), há espaço para acumular e aprofundar conhecimentos sobre as políticas e práticas de GP neste contexto. Assim, estabeleceu-se o objetivo de analisar o estado atual dos estudos nacionais e internacionais da área de Administração sobre políticas e práticas de gestão de pessoas no contexto da sustentabilidade publicados no período de 2000 e 2020.
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) Sustentável pode ser definida como a adoção de estratégias e práticas de GRH que permitem alcançar metas financeiras, sociais e ecológicas, com impacto dentro e fora da organização e em um horizonte de longo prazo, controlando efeitos colaterais não intencionais e feedback negativo (EHNERT et al., 2016). Aust, Matthews e Muller-Camen (2020) indicam que a literatura da GRH Sustentável pode ser classificada em quatro tipos: GRH Socialmente Responsável, GRH Verde, GRH Triple Bottom Line e GRH Common Good.
Esta pesquisa de nível descritivo adotou a revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa e análise de conteúdo, sendo esta revisão feita de forma metodológica, replicável e transparente para minimizar a subjetividade. Buscou-se por artigos científicos da área de Administração publicados na língua inglesa e/ou portuguesa, sobre políticas e práticas de gestão de pessoas no contexto da sustentabilidade, abrangendo o período de 2000 e 2020. Os 45 artigos da amostra final foram lidos na íntegra e seus dados compuseram um mapa da literatura utilizando-se o software Microsoft Excel.
Identificou-se uma tendência de crescimento de artigos que contemplam o tema, principalmente entre os anos de 2019 e 2020. Entre os artigos levantados, nota-se que 5 dos 14 autores ou coautores mais frequentes são brasileiros, todavia, as publicações constam em periódicos internacionais. O tipo de GRH Sustentável predominante foi o chamado Verde e o que teve menor frequência de publicações foi o de tipo GRH Socialmente Responsável. Já a política mais citada foi “Treinamento, desenvolvimento e educação”, seguido de “Recrutamento e seleção” e “Remuneração e recompensas”.
Apesar do GRH Common Good ser considerado o tipo mais recente, nota-se um aumento sutil de artigos desse tipo nos últimos 10 anos, o que pode indicar um crescente interesse no tema. Além disso, nenhum artigo nacional foi encontrado, porém 5 dos 14 autores ou coautores mais frequentes são brasileiros. Assim, infere-se que isso pode ter ocorrido pelo desinteresse dos pesquisadores em publicar sobre a GRH Sustentável em periódicos nacionais ou pela temática ainda ser pouco reconhecida pelos periódicos brasileiros.
AUST, I.; MATTHEWS, B.; MULLER-CAMEN, M. Common Good HRM: A paradigm shift in Sustainable HRM? Human Resource Management Review, v. 30, n. 3, p. 100705, 2020 KRAMAR, R. Beyond strategic human resource management: Is sustainable human resource management the next approach? International Journal of Human Resource Management, v. 25, n. 8, p. 1069–1089, 2014. RANDEV, K. K.; JHA, J. K. Sustainable Human Resource Management: A literature-based introduction. NHRD Network Journal, v. 12, n. 3, p. 241–252, 2019.