Resumo

Título do Artigo

REDUÇÃO DE PERDA E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM RESTAURANTES: DETERMINANTES E IMPACTOS DAS PRÁTICAS ADOTADAS - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

Perda e desperdício de alimentos
Restaurantes
Práticas

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Alessandro Santos Silva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Luciana Florêncio de Almeida
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PPGA/MPCC

Reumo

Estima-se que uma a cada sete pessoas no planeta não tem acesso à alimentação mínima necessária (GODFRAY et al., 2010), enquanto aproximadamente um terço da comida mundial produzida para consumo humano é perdida ou desperdiçada (FAO et al., 2020). Uma das metas da ONU é, até 2030, reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita no varejo e no consumidor, além das perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita e desperdício pelos consumidores (JOHNSTON, 2016).
Dado que há pouca discussão sobre as práticas implementadas para reduzir a Perda de Desperdício de Alimentos (DE MORAES et al., 2020), o objetivo de mapear as pesquisas sobre práticas de PDA em restaurantes, seus determinantes e impactos. As perguntas norteadoras deste estudo foram: (1) quais as características do corpus disponível de pesquisas científicas em âmbito mundial sobre práticas relacionadas à PDA em restaurantes, (2) quais os determinantes das práticas adotadas por restaurantes para reduzir a PDA e (3) quais os impactos do desperdício de alimentos em restaurantes.
O tema da redução de Perda e Desperdício de Alimentos [PDA] tem sido extensamente pesquisado, mas com foco em pontos específicos, como a quantificação e as causas do desperdício, com pouca discussão sobre as práticas implementadas para reduzir a PDA (DE MORAES et al., 2020). Especificamente em restaurantes, o desperdício no Brasil chega a 32,9% (RIBEIRO, 2020), podendo ocorrer em várias etapas do processo, desde o recebimento, passando pelo pré-preparo, até a distribuição e consumo. É importante compreender os fatores determinantes para que os restaurantes adotem medidas para reduzir a PDA.
As práticas de PDA em restaurantes têm impacto econômico e ambiental, e dependem do comportamento do consumidor, ações dos funcionários e políticas públicas adequadas. O desperdício de alimentos representa uma perda econômica substancial. Os resíduos de alimentos desperdiçados resultam em efeitos negativos meio-ambientais. O comportamento dos consumidores representa uma das causas-chave no desperdício de alimentos em restaurantes. Foi observada negligência dos funcionários de restaurantes sobre o desperdício. E políticas públicas devem ser promovidas para a redução do desperdício de alimentos.
O desperdício de alimentos é um tema de alta relevância e o desperdício nos restaurantes é significativo neste aspecto. Os achados desta revisão sistemática da literatura mostram que o comportamento do consumidor, ações dos funcionários e políticas públicas adequadas são os principais determinantes para o desperdício de alimentos em restaurantes, cujo impacto é principalmente econômico e ambiental. Abordar esse problema requer ações conjuntas de todos os envolvidos.
DE MORAES, Camila Colombo et al. Retail food waste: mapping causes and reduction practices. Journal of Cleaner Production, v. 256, p. 120124, 2020. FAO, Ifad et al. WFP and WHO. The state of food security and nutrition in the world, v. 619, 2020. RIBEIRO, JÉSSICA SOUZA. Indicadores de desperdício de alimentos em restaurantes comerciais [Brasil]. Rosa dos Ventos, v. 12, n. 2, p. 350-365, 2020.