Resumo

Título do Artigo

O papel das práticas de gestão de pessoas na relação entre liderança e qualidade de vida no teletrabalho
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Palavras Chave

Liderança
Práticas de Gestão de Pessoas
Qualidade de Vida no Teletrabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Tatiane Alves de Melo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama
2 - Gisela Demo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Impulsionados pelo advento do século XXI, a inovação social e o desenvolvimento tecnológico direcionaram a gestão organizacional e as formas de trabalhar para arranjos cada vez mais flexíveis, tal qual o teletrabalho ou trabalho remoto. Adicionalmente, o contexto pandêmico provocado pela Covid-19 e suas variantes, alterou a dinâmica da vida pessoal e profissional de inúmeros trabalhadores que, abruptamente, começaram a (tele)trabalhar no espaço de casa, se distanciando do ambiente laboral habitual, intensificando a adoção e utilização das TICs.
Este estudo pretende responder a seguinte problemática: qual a relação existente entre liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no contexto de teletrabalho? Por conseguinte, o objetivo geral desse estudo é identificar a relação existente entre liderança, práticas de gestão de pessoas e qualidade de vida no contexto de teletrabalho em uma amostra de servidores públicos. Para tal propósito, testou-se um modelo estrutural em que as práticas de GP são mediadoras da relação entre liderança e QVTe.
Liderança é compreendida como o exercício da influência sobre as pessoas para que esforços coletivos alcancem objetivos organizacionais compartilhados (Yukl, 2012), implementando e consolidando práticas de GP. Desse modo, práticas de GP referem-se as ações propriamente ditas, ou seja, as propostas no âmbito das relações humanas, que são articuladas por políticas organizacionais (Demo et al., 2022); fundamentais para o desenvolvimento da Qualidade de Vida no Teletrabalho (QVTe) promovendo bem-estar e saúde aos teletrabalhadores.
De natureza quantitativa, com fins exploratórios e explicativos, a presente pesquisa adotou o método de levantamento (survey) e recorte temporal transversal. A população do estudo foram servidores técnicos administrativos em educação uma Instituição da Rede Federal de Educação. Inicialmente, adotou-se a análise fatorial confirmatória na avaliação do ajuste do modelo de mensuração das variáveis liderança, práticas de GP e QVTe. Ademais, com o intuito de especificar e estimar o modelo de mediação, foi aplicada a análise de caminhos (path analysis) por meio da modelagem por equações estruturais.
As relações supostas nas análises do modelo de mediação testado foram significativas, além da confirmação de todas as quatro hipóteses pesquisadas; demonstrando o papel crucial que as práticas de GP desempenham na relação entre liderança e QVTe, ou seja, práticas de GP medeiam parcialmente a relação entre liderança e QVTe. Soma-se a esses resultados que a adesão ao teletrabalho por parte dos trabalhadores é fortemente justificada pela expectativa de se ter QVTe, (re)desenhando um cenário de urgente reconhecimento do papel estratégico das práticas de GP por parte dos líderes.
Apoiado na investigação das relações entre as variáveis, ainda inexploradas, este trabalho traduz-se num um esforço seminal no teste destas relações. Espera-se que estes resultados possam inspirar outras investigações e lançar luz a novos caminhos a serem percorridos, contribuindo para o avanço teórico-empírico progressivo dos estudos de elementos do comportamento organizacional positivo e sua interface com a gestão estratégica de pessoas no contexto do trabalho remoto, realidade cada vez mais presente para muitos trabalhadores.
Demo, G., Coura, K., Fogaça, N., Costa, A. C., Scussel, F., & Montezano, L. (2022). How Are Leadership, Virtues, HRM Practices, and Citizenship Related in Organizations? Testing of Mediation Models in the Light of Positive Organizational Studies. Sustainability, 14(3), 1508. Yukl, G. (2012). Effective leadership behavior: What we know and what questions need more attention. Academy of Management Perspectives, 26(4), 66-85.