Resumo

Título do Artigo

SOCORRO DESTINO PET-FRIENDLY: COMO O MARKETING PODE AJUDAR O TURISMO DAS CIDADES BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Marketing Turístico
Pet-Friendly
Marketing de Lugares

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Juliane Pierri Ardigo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (CCA/ESAG)
3 - Julibio David Ardigo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (CCA/ESAG)

Reumo

Este caso de ensino discorre sobre como a cidade da Estância de Socorro (SP) desenvolveu o projeto Socorro Destino Pet-Friendly utilizando estratégias do marketing de lugares, especificamente o marketing turístico. O caso ilustra a necessidade de envolver a comunidade para que uma estratégia de marketing de lugares obtenha sucesso. Ainda que o projeto tenha tido como foco a atração do turista acompanhado por seu animal de estimação, a prefeitura e o comércio local tiveram uma participação ativa no desenvolvimento do posicionamento da cidade como pet-friendly.
Embora o caso estudado seja de Marketing Turístico, fica evidente o papel de um consultor especializado em um nicho para o sucesso do projeto e da implementação da decisão tomada pelos órgãos públicos. Assim, infere-se que outras cidades, nas diversas áreas de atuação relacionadas ao Marketing de Lugares, podem se inspirar no modelo utilizado na Estância de Socorro.
As fontes dos dados foram atas de reuniões do Conselho Municipal de Turismo de Socorro, notícias publicadas na página da prefeitura, o blog da consultoria contratada para tocar o projeto e matérias publicadas em diversos veículos de comunicação. Logo, o método adotado neste caso foi documental.
Destacam-se as disciplinas de Marketing, como Marketing e Comunicação no Setor Público, Marketing de Lugares, Marketing Público, entre outras que relacionem as aplicações teóricas e práticas do Marketing com as atribuições do poder público. No curso de Turismo, disciplinas de Gestão de Destinos e Atrativos Turísticos e correlatas são boas possibilidades de aplicação do caso. Isso porque, dentre os tópicos trabalhados, costumam estar aqueles relacionados com a identificação dos principais atrativos de um local e o planejamento dos destinos turísticos de acordo com a aptidão identificada.
CEZAR, Layon Carlos. Comunicação e Marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: ENAP, 2019. KOTLER, Philip; GERTNER, David; REIN, Irving; HAIDER, Donald. Marketing Internacional de Lugares y Destinos: estrategias para la atracción de clientes y negocios en Latinoamérica. México: Pearson Educación, 2007. SERPA, Esmeralda M.; ANGELI, Ana Carolina B.; DIAS, Douglas A.; COPIANO, Guilherme A. Turismo, Patrimônio e Regionalização. São Paulo: Editora Saraiva, 2019. E-book. ISBN 9788536531441.