Resumo

Título do Artigo

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL NO MERCADO PAULISTA: O CASO DA INKOR COM ABORDAGENS COMERCIAIS TRADICIONAIS E MODERNAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Representação Comercial
Penetração de Mercado
Gestão de vendas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Tiago Coelho Narciso
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Balneário Camboriú
2 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAÍ
3 - Raul Beal Partyka
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP
4 - João Roberto Rocha Lemos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - São José

Reumo

Este caso é orientado para discutir os diferentes rumos da tomada de decisão de um gestor comercial ao estruturar um plano de penetração em um novo mercado, mesclando técnicas modernas de gestão de vendas às tradicionais.
O objetivo central desse caso é promover a reflexão, no papel de um gestor comercial, da tomada de decisão ao estruturar a expansão para um novo mercado. Espera-se que após a leitura obtenha-se conhecimentos iniciais das realidades vividas pelo gestor comercial e forma de gerir a força de vendas.
As informações utilizadas para a criação deste caso de ensino foram obtidas de fontes primárias e secundárias. Primárias, por meio de entrevistas com o sócio fundador da empresa e membros da diretoria comercial, financeira e controladoria. As secundárias, por meio de documentos e website da marca. O nome da empresa e das pessoas envolvidas permaneceu fiel durante o caso. Os diálogos são fictícios, criados a partir das conversas com os gestores, sendo utilizados com a única intenção de criar a condução da evolução da história.
Recomenda-se a aplicação do caso em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, especificamente nas disciplinas de gestão empresarial, estratégias de marketing, gestão de vendas e correlatas. Disciplinas correlatas que trabalham canais de vendas e estratégias comerciais também podem ser utilizadas.
GOPALAKRISHNA, Srinath et al. Assessing sales contest effectiveness: the role of salesperson and sales district characteristics. Marketing Letters, v. 27, n. 3, p. 589-602, 2016. GUENZI, Paolo; TROILO, Gabriele. The joint contribution of marketing and sales to the creation of superior customer value. Journal of Business Research, v. 60, n. 2, p. 98-107, 2007. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas, 8ª edição. São Paulo: Atlas, 2005. VARGO STEPHEN, L.; LUSCH ROBERT, F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.