Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO SOCIOTÉCNICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Agricultura familiar
Transição Sociotécnica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Adriane de Fátima Machado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz
2 - SERGIO LUIS DIAS DOLIVEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - IRATI
4 - PROF. RONALDO FERREIRA MAGANHOTTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus de Irati
5 - Marcos Aurélio Larson
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz

Reumo

A agricultura familiar, para tornar-se sustentável, necessita de tecnologias limpas, a adoção de novos processos e serviços adequados para cada tipo de solo e para cada região. Tal estudo justifica-se devido a busca por estratégias em potencializar o fortalecimento da agricultura familiar, para o desenvolvimento local e regional. A metodologia a ser empregada é revisão sistemática, nas bases de dados Scopus, Scielo, Web of Science com utilização do Methodi Ordinatio.
Com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre o tema e compreender os enfoques até então abordados, este estudo tem como objetivo investigar o papel da transição sociotécnica para a agricultura familiar considerando as publicações em artigos dos últimos 10 anos.
A inovação é a base da transição para a sustentabilidade, na agricultura envolve mudanças multidimensionais (cognitiva, normativa, política, culturais de mercado e técnicas) e processos que ocorrem em diversas escalas espaciais e organizacionais e essas podem resultar em processos de mudanças ao originar rearranjos nos regimes sociotécnicos (DUMONT; GASSELIN; BARET, 2020; GEELS et al., 2008; GRIN, ROTMANS, SCHOT, 2015).
Quanto mais se aprofunda no estudo sobre agricultura familiar, observa-se que o conhecimento e a aprendizagem são elementos fundamentais para o desenvolvimento da propriedade (POLITA, MADUREIRA, 2022; THIES; CONTERATO, 2017). O agricultor familiar precisa estar aberto a processos inovadores, a agroecologia é o caminho para a transição que ocorre lentamente, mas que influencia na trajetória das inovações agroecológica. Os produtos orgânicos e inter corporação de biodigestores e energia solar, são meios que vem a agregar na propriedade rural, para trazer processos inovadores e sustentáveis para
Conclui-se que na agricultura familiar, a transição sociotécnica esta firmada na agroecologia, pois quando ocorre a pressão da sociedade sobre o meio, faz com os atores procurem meios inovadores, conhecimento e a cooperação junto a outros agricultores, para a comercialização e para a busca de uma inserção mercadológica mais eficiente, como a venda de alimentos orgânicos, novos processos, novos produtos que vem para agregar valor e enriquecer o que é produzido dentro da propriedade.
BAIS-MOLEMAN, Anna Liza; SCHULP, Catharina JE; VERBURG, Peter H. Avaliação dos impactos ambientais de medidas de produção e consumo na intensificação da agricultura sustentável na União Européia. Geoderma, v. 338, pág. 555-567, 2019. BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21 / José Carlos Barbieri. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. GEELS, Frank W.; HEKKERT, Marko P.; JACOBSSON, Staffan. A dinâmica das jornadas de inovação sustentável. 2008. GEELS, Frank W. Dos sistemas setoriais de inovação aos sistemas sócio-técnicos: percepções sobre ...