Resumo

Título do Artigo

A educação para a sustentabilidade e os seus impactos nos hábitos de consumo e estilo de vida de alunos da graduação em Administração da UFRGS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

sustentabilidade
educação
ambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Mariana Vargas Braga da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Pós Graduação
2 - Luis Felipe Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
3 - Fernando Freitas Portella
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Instituto de Ciências da Saúde

Reumo

A educação para a sustentabilidade possibilita alfabetizar e envolver as pessoas de forma holística com as questões de sustentabilidade, permitindo, nas mais diversas formas de aprendizado, que se examine e reflita sobre as experiências de vida. Os cursos de Administração não podem ignorar a importância e o seu papel na construção de uma sociedade mais responsável com a sustentabilidade (Figueiró, 2015; Walsh et al., 2020).
O objetivo deste artigo foi compreender se alterou a percepção de estudantes de graduação em Administração da UFRGS sobre seus hábitos de consumo e estilo de vida após cursarem a disciplina de Gestão Socioambiental em Empresas.
O ensino é capaz de proporcionar uma forma de compreender e transformar o mundo, como se percebe a partir do que aprende, se relaciona com os outros, sob aspectos de empatia, seja com o meio ambiente ou pessoas (Wamsler e Restoy, 2020). A abordagem de ensino transformativo, ao vincular transformações pessoais, sociais e ambientais, pode ser uma das formas de construção curricular de disciplinas em Sustentabilidade. A aprendizagem transformativa encontra uma oportunidade no campo da sustentabilidade (Aboyte and Barth, 2020).
A pesquisa possui natureza quantitativa, de característica descritiva e analítica. Em razão do objetivo definido, foram aplicados questionários em duas turmas da disciplina de Gestão Socioambiental na Empresa do curso de Administração da UFRGS. Durante a aula presencial os alunos receberam o link para acesso ao questionário, que foi respondido em instrumento online (google forms). Os estudantes responderam ao mesmo instrumento na primeira e na última aula desta disciplina. Os dados coletados foram tabulados e analisados em software estatístico (Statistical Package for the Social Sciences).
Os resultados indicam uma mudança a partir do ensino em sustentabilidade, em relação a poder decidir por escolhas pessoais, compras e medidas mais sustentáveis, sendo estas percepções mais positiva após as aulas realizadas. A alteração identificada para a confiança no auxílio a outras pessoas sobre temas de sustentabilidade, contribuindo no desenvolvimento de proatividade também quando afirmam que se sentem mais responsáveis pelo tema. As aulas surtiram o efeito esperado do ensino em sustentabilidade (MEC, 2012; Figueiró and Raufflet, 2015; Trevisan et al., 2023).
Os resultados mostram que os estudantes consideram importante o tema de educação para sustentabilidade. As respostas aos questionários, realizados em momentos distintos, revelou que as aulas da disciplina de Gestão Socioambiental na Empresa tiveram impacto nessa percepção. Após as aulas, um maior número de estudantes reconhecia a importância de aspectos fundamentais ao tema e indicaram uma maior responsabilidade com a pauta. Com isto, esta pesquisa pretende corroborar com a literatura no sentido de esclarecer a percepção dos alunos.
Aboytes, Rodríguez J.G. and Barth, M. (2020), "Transformative learning in the field of sustainability: a systematic literature review (1999-2019)", International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 21 No. 5, pp. 993-1013. https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2019-0168 Figueiró PS, Raufflet E, Sustainability in Higher Education: A systematic review with focus on management education, Journal of Cleaner Production (2015), doi: 10.1016/j.jclepro.2015.04.118.