Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de Negócio de E-commerce de Calçados Femininos de Tamanhos Diferenciados
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Palavras Chave

Desenvolvimento de negócios
Criação de Valor
Varejo on-line

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marcos Thomazini da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Alexandre Nabil Ghobril
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

Este trabalho visa desenvolver uma oportunidade de negócios no segmento calçadista adulto feminino de numeração pequena (33 e 34) e maior (acima de 38), relacionada a um público que não encontra o tamanho adequado às suas necessidades e estilo, pela pouca ou deficiente oferta deste produto quanto à numeração, variedade de modelos, cores, tipos, e com um modelo de atendimento de qualidade e conectado aos anseios das consumidoras, em uma jornada de compra segura, confiável e com usabilidade, quer seja no e-commerce ou loja física.
O contexto investigado é a o varejo brasileiro calçadistae mais particularmente o de calçados femininos d etamanhos diferenciados. Neste mercado, observou-se uma presença digital pouco explorada por parte da concorrência, além da forte tendencia de ascensão do varejo on-line, onde cada vez mais consumidoras tornam-se aderentes e exigentes nesta modalidade de compra, almejando pela possibilidade e facilidade de alternância entre outros canais de aquisição de produtos, contudo em uma experiencia omnichannel onde “tudo pareça um único canal.
O diagnóstico contemplou pesquisas em fontes primárias por meio de duas pesquisas de campo aplicadas à um montante de 346 consumidoras e fontes secundárias, com ampla pesquisa em setoriais, periódicos, livros, dissertações entre outros. Foram ainda realizadas observações presenciais em lojas da concorrência e entrevista com empreendedora fundadora de empreendimento de natureza similar ao objetivo deste trabalho.
Propõe-se um modelo de negócios baseado em plataforma de e-commerce integrada a marketplaces, além de loja física a médio prazo, por meio de uma experiencia de compra omnichannel, visando com o apoio da tecnologia e processos a entrega de uma excelência no atendimento ante e pós-venda para este nicho consumidor. Conta-se ainda com a adoção de esforços em marketing digital, como inbound marketing criando e compartilhando conteúdo relevante ao cliente, com a criação de uma marca própria com coerência em sua visão e com forte presença nas mídias digitais sociais.
Foi definida uma estratégia de implantação do projeto por etapas com vistas a mitigar riscos e ampliar custos fixos gradativamente. Seguiu-se um plano de ações para viabilizar recursos e capacidades, previsão de custos, despesas, investimentos, fontes de financiamento e retornos esperados. Foram então projetados indicadores de viabilidade financeira que sinalizam lucratividade e escalabilidade, Além disso, foi feita uma análise quantitativa de risco com uso de simulação estatística Monte Carlo para as variáveis críticas do modelo, plano de respostas aos riscos e estratégias de saída.
O projeto busca ofertar solução a um público consumidor que, em muitas ocasiões, revela sofrer discriminação e preconceito, aliviando-se com isto uma necessidade não atendida pelo mercado. Além do impacto social, vislumbra-se ainda o impacto econômico por meio da geração de empregos e riqueza, podendo vir a beneficiar no âmbito nacional toda uma cadeia de fornecimento e sua ampliação, de pequenos fabricantes aos demais parceiros de negócios, além da a relevância do impacto ambiental haja vista a confirmada tendência de preferência de escolha pelos consumidores por calçados sustentáveis.