Resumo

Título do Artigo

MARKETING DE LUGARES COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DA IMAGEM DO CAMINHO VELHO DA ESTRADA REAL
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Palavras Chave

Marketing de lugares
Estrada Real
Imagem

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Alexandre Gomes Nick
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - Coração Eucarístico
2 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Barro Preto
3 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Centro Universitário Unihorizontes

Reumo

As cidades e territórios atingem dimensões intangíveis, reflexos do reconhecimento dos novos papeis no processo de criação de valor, se transformando em espaços de comando da organização da economia global. Com essa visão, muitos lugares têm adotado estratégias de marketing para promover sua imagem, fortalecendo-a como opção de destino. O marketing de lugar é analisado em função de diferentes abordagens características de sua natureza multidisciplinar e sua utilização para fins de planejamento pressupõe o uso de técnicas que auxiliarão a desenvolver o território.
Este estudo busca responder à seguinte questão norteadora: Como ocorre a construção histórica e cultural da imagem do Caminho Velho da Estrada Real, na percepção de turistas e dos atores envolvidos no turismo cultural local?
A partir do desenvolvimento turístico, o marketing de lugares faz uso de ferramentas de planejamento estratégico, voltadas à ótica de divulgação e comercialização de produtos e marcas, porém, direcionadas a determinada localidade, sua imagem, infraestrutura e pessoas, com a intenção de trazer turistas. Desta forma, o plano de efetivar a promoção da imagem de um determinado local (PUJOL; COUTINHO, 2019), por meio da aplicação de ferramentas, conceitos, técnicas e modelos da administração de marketing, pode ser direcionado a um bairro, cidade, região e ou país, levando em consideração os benefíc
Dentre as possibilidades metodológicas possíveis na abordagem qualitativa, elenca-se a etnografia (ANGROSINO, 2009; ATAÍDES; OLIVEIRA, 2021), método adotado nesta pesquisa, que se traduz na realização de um estudo descritivo sobre uma determinada comunidade. Quanto à unidade de observação, que se refere ao lugar onde são coletados os dados (CRESWELL, 2014), esta é composta pelas dezenove cidades que compõem o roteiro do Caminho Velho da Estrada Real.
Observou-se, por meio deste estudo, que o Projeto Estrada Real conta com um grande potencial turístico, com atrativos naturais, cachoeiras, balneários, além de prédios coloniais, muitos artigos históricos, uma culinária que é referência nacional e a própria trilha histórica do ouro, sendo a maior rota turística do Brasil. A Estrada Real é possuidora de uma imagem forte e bela, atrativa e de grande potencial, mas ainda não totalmente aplicado pelo marketing.
Foi possível identificar que se a Estrada Real continuar conduzida sem o planejamento para sua sustentabilidade, corre-se o risco de atrair turistas, seduzidos pela promessa de um gigantesco projeto turístico, que ficarão frustrados, apesar das presentes belezas naturais e culturais. As possibilidades de se comprometer negativamente a imagem de um dos atrativos mais importantes de Minas Gerais são evidentes. O maior ponto de conflito está no fato de que o Instituto Estrada Real já considera o como sendo um produto turístico constituído, o que na verdade ainda não se configurou.
ALMEIDA, A. R. B.; TAVEIRA, M. da S. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “Tudo começa aqui”. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 27, diciembre, 2019. ATAÍDES, F. B.; OLIVEIRA, G. S. de; SILVA, A. A. de F. A Etnografia: uma Perspectiva Metodológica de Investigação Qualitativa. Cadernos da Fucamp. v. 20 n. 48, 2021. SARAIVA, L. A. S.; CAMPOS, C. C. Diferencias, traducciones y metodologías en investigaciones sobre ciudades: miradas desde Brasil, España y el País Vasco. Territorios, p. 1-32, 2023.