Resumo

Título do Artigo

Quem Sou e Para Onde Vou: Fatores Facilitadores do Desenvolvimento do Propósito de Vida de Estudantes no Ensino Superior de Administração
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Propósito de Vida
Ensino Superior de Administração
Intervenção

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Messias Shinoda
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Administração
2 - Flavio Hourneaux Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca
-

Reumo

Embora o questionamento humano sobre o porquê existimos seja antigo, o estudo científico sobre Propósito de Vida é recente. O período da juventude é particularmente importante para a descoberta do propósito. No entanto, poucos jovens conseguem definir um propósito de vida para si. O curso de Administração propicia uma variedade de carreiras e ter clareza de seu propósito pode ajudar os estudantes da área a identificarem um caminho profissional coerente. No entanto, há poucos estudos empíricos sobre como os propósitos são descobertos ao longo do tempo e o que facilita este processo.
Este artigo endereça o seguinte objetivo: identificar quais são os fatores facilitadores do desenvolvimento do propósito de vida de estudantes do curso de administração. Assim, espera-se, ao identificar fatores que podem ser potencialmente promotores de propósito a partir do momento em que os jovens se encontram no Ensino Superior, contribuir para o campo do desenvolvimento do propósito de jovens no que diz respeito a “como” de fato o propósito pode ser desenvolvido, focando no Ensino Superior de Administração no Brasil.
O artigo aborda diferentes bases teóricas. Em primeiro lugar, trata do Desenvolvimento do Propósito de Vida de Jovens Adultos, baseando-se em Damon, Menon e Bronk (2003). Em seguida, foram discutidos alguns estudos que se voltaram a promover o desenvolvimento do Propósito de Vida no âmbito da educação, como por exemplo, o de Danza (2013) e Pizzolato, Brown e Kanny (2011). E, finalmente, foi analisado o Ensino Superior de Administração no Brasil e a importância da inserção de ações voltadas à reflexão sobre o propósito de vida dos estudantes, como direcionado pela UNESCO (1998) e CNE (2005).
A estratégia da pesquisa foi multimétodo, pois utiliza mais de um método (observação participante, gravações, materiais produzidos pelos alunos), dentro de uma mesma abordagem de pesquisa (qualitativa) e mesmo paradigma. Foram realizadas intervenções (32 encontros) no formato de aulas e workshops com 63 alunos de duas instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, totalizando 67 horas. A partir da coleta, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) e identificadas cinco categorias macro e 23 fatores facilitadores do desenvolvimento do Propósito.
As cinco categorias macro que emergiram dos dados foram: Participantes, Professores, Processo, Atividades e Estrutura. Dentre os 23 fatores facilitadores, merecem destaque pela frequência e intensidade que apareceram na pesquisa: a adesão ter sido voluntária, a participação horizontal (professor e alunos), ter um momento específico dedicado à reflexão sobre Propósito, estabelecer um clima de confiança e ter um número reduzido de participantes.
Percebeu-se que implementar uma proposta ainda que pontual de intervenção é algo complexo, pois exige que se planeje desde a forma de convite aos estudantes, passando pela escolha dos professores, o desenho do processo e das atividades e o preparo da estrutura. No entanto, mesmo uma iniciativa pontual (uma disciplina ou workshops à parte das aulas obrigatórias) pode ser uma maneira de iniciar um projeto mais amplo de desenvolvimento do propósito nas instituições.
Bronk, K. C. (2014). Purpose in Life: A Critical Component of Optimal Youth Development. Springer Dordrecht Heidelberg, London, New York: Springer. Damon, W., Menon, J., & Bronk, K. C. (2003). The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science, 7(3), 119–128. doi: 10.1207/S1532480XADS0703_2. Danza, H. C. (2019). Conservação e mudança dos projetos de vida dos jovens. Tese (Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.